Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e a novela das sete: muito além do Verão 90

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

21/02/2019 - 10h50min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Lembra que ano passado escrevi duas colunas sobre palavras que envelheceram? Vasculhei o baú, forcei a memória e resgatei coisas do arco-da-velha. Expressões do balacobaco que foram totalmente esquecidas, mas que marcaram época. Os leitores viajaram no tempo comigo. Nostalgia sempre rende conversa, né? Prova disso é a nova novela das sete, Verão 90, que estreou no finalzinho de janeiro trazendo de volta a moda, os costumes e o astral do Rio de Janeiro dos anos 90.

Preciso dar uma espiada em alguns capítulos, só pra ver a reconstrução de época. Nesse mesmo período, aqui em Porto Alegre, eu já trabalhava como publicitária e não perdia o intervalo comercial. Tem propagandas que lembro até hoje: Sal, sol, sul, Imcosul. Quer mergulhar ainda mais no passado? Lembra do Hipo Imcosul e das lojas de departamento que movimentavam o centro da cidade? Arapuã, J.H. Santos, Manlec, Alfred, Hermes Macedo, Guaspari. Feliz de quem entrou no Iguatemi pela Sandiz.

Leia mais colunas da Maga

Vaidade

Sabe qual a minha lembrança mais antiga de vaidade feminina? A Casa Lyra! Era lá que a mulherada buscava acessórios, bijuterias e maquiagem. Ou era na Sloper? Eu amava comprar "moda jovem" no Kanto Kente da Renner. Jeans no Saco & Cuecão. Malas na Courolândia e tênis, na Couroesporte. Tecidos? Casa das Sedas e Antiga Casa X. Cama, mesa e banho na Mesbla, com suas modernas escadas rolantes e muitos andares pra se atolar no crediário. Jóias e relógios? Na Masson, claro.

Muito visitei a Livraria do Globo na Andradas e fiquei fascinada com seus livros e agendas. Muito namorei na frente da lanchonete Rib's, depois de um cineminha no Astor (e no Coral, Avenida 1 e 2, Cine Vogue). Aliás, cada vez que vejo a mostarda do Rib's no supermercado, sinto na boca o gosto daquele xis delicioso. Balas Soft, Gasosa e Xaxá, alguém lembra? Q-Suco. Gelatina mosaico. Barquinhas de maionese. Os mais velhos me entenderão. Vou ali rever o filme Flashdance e já volto.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias