Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e a volta às aulas

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

18/02/2019 - 07h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Essa época do ano é especial. Significa recomeço até pra quem não tem filhos em idade escolar. É real oficial: agora o ano engrena. Quando os colégios abrem suas portas pra receber os alunos, a cidade inteira entra em outro ritmo. O trânsito complica. Mas vamos olhar por outro lado: é sempre inspirador ver crianças e adolescentes chegando com seus cadernos pra aprender. Por mais que o material escolar pese no bolso e nem sempre dê pra comprar a mochila desejada, o esforço recompensa.

Leia outras colunas da Maga

Um novo ciclo começa. Colegas vão se reencontrar. Muitas amizades vão surgir. Uniformes ganharão as ruas. O despertador vai tocar mais cedo pra quem tem aula de manhã. O almoço será antecipado pra quem estuda à tarde. O dia vai ser longo pra quem está no turno da noite. Nas escolinhas, crianças vão ganhar autonomia. No Ensino Fundamental, vogais e consoantes formarão palavras e o vocabulário vai espichar junto com a gurizada. Letras garrancho ficarão legíveis. No Ensino Médio, o vestibular será temido. Na faculdade, o futuro vai se desenhar. 

Conhecimento

Estudar é se sentir capaz. Todos nós podemos buscar conhecimento. O que seria da gente se não fosse a possibilidade de aprender algo novo todos os dias? Em livros e cursos. Nas conversas com pessoas mais informadas. Desde que haja interesse e curiosidade, há o que aprender. 

A internet tem vídeo-aulas de infinitos temas, é só procurar. Também tem o ensino à distância. Não importa a idade, dá pra retomar os estudos interrompidos. Coragem!! Alunos e professores, eu desejo a vocês um ano maravilhoso. Onde a inspiração venha dos dois lados. E a convivência diária seja baseada em respeito, confiança e tolerância. 

Pais e familiares: nunca deixem de participar, incentivar, cobrar dedicação e apoiar nos momentos de estudo. Funcionários das escolas, que vocês possam criar um ambiente seguro e acolhedor. Que o bullying seja coisa do passado. Boa volta às aulas, pessoal!


MAIS SOBRE

Últimas Notícias