Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes faz um convite: descasque mais, desembale menos

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

27/02/2019 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Cada vez mais se ouve isso. Que regra simples pra saber se a gente está comendo de um jeito saudável, você não acha? Tirar menos comidas prontas de dentro das embalagens é um grande incentivo a descascar mais frutas, lavar verduras, picar legumes. Dá trabalho? Sim. Custa mais? Depende. Melhor investir na sacola da feira do que na sacolinha da farmácia. Entre ler sobre os benefícios dos grãos (e se surpreender) ou devorar bulas de remédio (e se apavorar), o que você prefere?

Os grãos merecem um parágrafo à parte. Acho que já fui passarinha em outra vida. Adoro um alpiste, que é como eu carinhosamente chamo o mix de grãos e sementinhas que compro. Sempre acho uma nova crocância pra experimentar. Comecei turbinando a granola. Misturar no iogurte já é um clássico. Há pouco tempo descobri que dá pra colocar também na salada. Grãos são tipo queijo ralado: se botar por cima de quase tudo, fica gostoso. E faz um bem danado pra saúde.

Leia mais colunas da Maga

Bem-vinda

Linhaça, chia e semente de girassol são meus queridinhos. Quinoa, preciso aprender a gostar. Aveia é bem-vinda. Trigo em grão, experimentei esses dias. Grão-de-bico entrou pro cardápio recentemente. Gergelim eu só conhecia no pão. Aliás, quanto mais sementes inventarem nos pães integrais, melhor. E quando não dá pra descascar frutas ou comer in natura? Fruta seca!! Olha que lanchinhos do bem: castanhas, amêndoas, nozes, damascos, uva passa. Essas embalagens vale a pena abrir.

Olha eu dando dicas saudáveis, quem diria. Mas é possível ser mais cuidadoso com si mesmo, mudar hábitos e fazer novas escolhas na alimentação. Nenhuma dieta da moda traz felicidade, só alegria momentânea. Quando a gente presta atenção no combustível que coloca pra dentro do corpo, ganha energia extra e (o principal) consciência. Quem sabe lendo aqui você se motiva a descascar mais e incluir um alpiste no prato? Os passarinhos não podem estar errados, voando e cantando por aí.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias