Notícias



Papo reto

Manoel Soares quer saber por que Maju incomoda tanto

Colunista escreve nas edições de final de semana do Diário Gaúcho

23/02/2019 - 07h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

A internet, por esses dias, ainda ecoava a chegada da Maju na bancada do Jornal Nacional. Alguns insistiam em dizer que a Glória Maria e a Zileide Silva já tinham sido apresentadoras do jornal antes da Maju, o que não é verdade. Zileide foi a primeira a entrar ao vivo no JN e a Glória apresentou o Fantástico por muito tempo, mas nenhuma delas desempenhou a função que a Maju estreou como primeira mulher negra. 

 Leia outras colunas de Manoel Soares   

Ouvi muitas pessoas dizendo que nada disso tinha a ver com cor da pele, mas com competência. Essa afirmação nos coloca em um dilema: ou em 50 anos nenhuma outra mulher negra foi competente o suficiente para apresentar o Jornal Nacional, ou existia um racismo estrutural que impediu que elas chegassem à bancada? 

Ter a Maju naquele lugar é importante para dizer à sociedade de pele clara que lugar de negras não é só na cozinha e nos serviços gerais. O que muitos de pele clara não entendem é que não adianta dizer que somos todos iguais se as oportunidades são diferentes. Seremos iguais quando você que está lendo for atendido por médicos negros, quando o gerente do banco for negro e quanto ao ver um grupo de pessoas negras na fila de um voo internacional não achar que é time de futebol.

Dever 

Admitir que existe racismo e que ele precisa ser vencido todo dia é um dever do branco que se recusa a falar sobre isso e critica negros quando falamos do assunto. Sério que temos que ser discriminados e ficar calados? Só porque esse tema aos seus ouvidos parece mimimi, respeito todas as opiniões. 

Mas, se este texto te incomodou, lamento informar, mas você está contaminado com o mesmo racismo estrutural que quer esconder a cor da Maju atrás da competência, Juntar as palavras "negro" e "competente" na mesma frase parece que dói em alguns ouvidos. A pergunta é: dói por quê?



MAIS SOBRE

Últimas Notícias