Notícias



Explica aí

Porto Alegre é a quarta capital com maior incidência de tuberculose: saiba como prevenir e tratar a doença

Quem responde às perguntas é a médica da Secretaria da Saúde da Capital Juliana Pfeil

20/02/2019 - 08h00min


Neste mês, a prefeitura de Porto Alegre lançou um Plano Municipal de Enfrentamento da Tuberculose. O Diário Gaúcho convidou a médica da secretaria de saúde Juliana Pfeil para explicar os perigos desta doença.

Por que surgiu a necessidade de montar um plano contra a tuberculose?
A necessidade surgiu dos números alarmantes da doença em Porto Alegre. O município é a quarta capital em taxa de incidência da doença (aproximadamente 92 casos para cada 100 mil habitantes), possui uma alta taxa de abandono do tratamento (aproximadamente 24%) e uma baixa taxa de cura (cerca de 56%). Em Porto Alegre, existe um grande número de pessoas que necessita realizar o tratamento mais de uma vez, seja por não ter completado a medicação ou por reinfecção. A taxa de abandono no município é de aproximadamente 24% – o Ministério da Saúde recomenda taxa menor ou igual a 5%.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Qual a causa e como ocorre a transmissão da doença?
A maior parte da transmissão ocorre por via respiratória, pela inalação de gotículas produzidas pela tosse, fala ou espirro de um doente com tuberculose ativa de vias aéreas. A tuberculose é doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A sua forma mais frequente é a pulmonar. Os principais sintomas são: tosse, perda de peso involuntária, sudorese noturna e febre baixa (principalmente no final da tarde).

É possível prevenir?
A forma mais eficaz de interromper a cadeia de transmissão da doença é diagnosticar precocemente os pacientes com infecção respiratória ativa para que, com o tratamento, não haja disseminação da Mycobacterium tuberculosis. Além disso, algumas ações dificultam a transmissão: manter os ambientes ventilados e iluminados e uso de máscaras cirúrgicas por pessoas que possam estar transmitindo a bactéria e familiares.

Leia também
Fila para consulta com oftalmologista pelo SUS tem mais de 11 mil pessoas em Porto Alegre
Comunidade se mobiliza contra aterro sanitário em Viamão
Dois meses após operação do MP, como está a situação da saúde pública em Canoas

Quais as estratégias do município para o enfrentamento da doença?
Um novo modelo de monitoramento foi constituído, com contato semanal com os pacientes em tratamento contra a doença. É possível verificar se eles estão tomando a medicação corretamente utilizando aplicativos de videoconferência (telemedicina) e pelo monitoramento de todos os sistemas de informação da rede de saúde.

Para melhorar o diagnóstico, o exame de escarro foi disponibilizado em todas as unidades básicas e nos CAPS AD. Para facilitar o acesso ao tratamento, o paciente pode retirar o medicamento onde achar mais conveniente e não necessariamente em sua unidade de referência.

Já os médicos de toda a rede que atenderem pacientes com suspeita ou diagnóstico de tuberculose podem entrar em contato por e-mail (monitorasms@gmail.com) ou pelo telefone  (51) 99247-0496 para encaminhá-los para tratamento.

Quem apresentar sintomas deve procurar qual unidade?
Qualquer unidade de saúde de Porto Alegre tem condições de realizar o diagnóstico e tratamento.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias