Notícias



Imposto de Renda

Saiba como fazer o CPF para crianças e adolescentes

Documento de todos os dependentes será exigido pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda a partir deste ano

20/02/2019 - 10h47min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

A partir deste ano, a Receita Federal passa a exigir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de todos os dependentes declarados no Imposto de Renda, independentemente da idade. Em 2018, a obrigação era apresentar CPF de dependentes acima de oito anos. Atualmente, o cadastro é incluído na certidão de nascimento. Mas se o seu filho ou outro dependente ainda não possui o documento, será preciso providenciar (veja abaixo como fazer).

É necessário comparecer a uma das entidades credenciadas pela Receita Federal. Em Porto Alegre, o atendimento presencial é gratuito em qualquer unidade do Tudo Fácil – vale destacar que, na terça-feira (19), a unidade localizada na Avenida Borges de Medeiros, 521,  Centro, teve o atendimento suspenso devido a um problema de superaquecimento nos disjuntores, mas os serviços foram retomados nesta quarta-feira (20). 

O registro também pode ser solicitado nas agências do Banco do Brasil e dos Correios. 

Quem tem de 16 a 25 anos  e está com o título de eleitor em dia pode encaminhar o CPF pela internet, no site da Receita Federal, também de forma gratuita.   

Como encaminhar o CPF de crianças e adolescentes com menos de 16 anos

Genaro Joner / Agencia RBS
Tudo Fácil no centro de Porto Alegre

1 - Atendimento presencial

Para encaminhamento de CPF é preciso fazer, inicialmente, o atendimento presencial. Em Porto Alegre, o serviço é prestado de forma gratuita nas unidades do Tudo Fácil: Avenida Borges de Medeiros, 521, Centro, Rua Domingos Rubbo, 51, Cristo Redentor e Avenida Wenceslau Escobar, 2.666, Tristeza. Todos funcionam das 8h às 17h30min. Não é preciso agendamento. O CPF também pode ser solicitado nas agências do Banco do Brasil e dos Correios.

divulgação / divulgação
Certidão de nascimento

2 - Leve a documentação necessária

Para menores de 16 anos
- Certidão de nascimento, certidão de casamento ou documento de identificação oficial com foto do menor.
- Documento de identificação oficial com foto do solicitante (um dos pais, tutor, curador ou responsável pela guarda) e documento que comprove a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, do incapaz ou interdito.

3) Após o atendimento presencial, você receberá o comprovante de entrega com o número do CPF.

4) Com este comprovante em mãos, você deverá entrar no site da Receita Federal para obter o comprovante de inscrição no CPF. Clique em Serviços na parte superior do site.

5) Selecione a opção Serviços para o Cidadão.

6) Clique na opção CPF.

7) Vá até a opção Emitir Comprovante de Inscrição no CPF.

8) Clique em Acesso Direto.

9) Preencha com o número do CPF que está no comprovante, o nome, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor (para maiores de 16 anos).

10) Depois de enviar as informações, você receberá o comprovante de inscrição no CPF. Então, é só imprimir para utilizá-lo.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias