Notícias



Ponto de lazer

Após revitalização, Alvorada inaugura parque da Lagoa do Cocão

Depois de 10 meses em obras, área que era cercada por lixo passou por adequações e se transformou em um parque municipal

21/03/2019 - 20h09min

Atualizada em: 22/03/2019 - 11h35min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail

Inaugura nesta sexta-feira (22), às 10h, o Parque Municipal da Lagoa do Cocão, em Alvorada. O novo ponto de lazer da cidade, situado na Avenida Frederico Dihl, s/n°, terá acesso gratuito. Durante todo o primeiro final de semana de lançamento, diversas atividades serão realizadas no local, como shows e partidas de futebol, vôlei e câmbio. 

Leia mais
Prefeitura promete normalização da coleta de lixo em Alvorada nesta quarta-feira
Alvorada no topo do ranking dos devedores de IPTU
Praça Central de Alvorada sofre com descaso e assusta frequentadores

A prefeitura tem planos ousados para a Lagoa do Cocão. A ideia é transformar a área em ponto turístico estadual. Se for pela ocorrência geológica da lagoa, que é uma rara nascente de topo de morro, o Cocão tem potencial para se tornar um local a ser visitado por pessoas de outras cidades, acredita a secretária municipal de Meio Ambiente, Angela Amaral. 

A Lagoa do Cocão também vai virar assunto nas escolas de Alvorada. A prefeitura preparou atividades envolvendo o parque que ocorrerão nas instituições da rede municipal. A principal delas será a escolha do nome do mascote do local, simbolizado por uma gota d'água.

— É uma conquista que a cidade precisa. Irá fazer muito bem para a autoestima dos alvoradenses ter este parque como ponto de lazer — diz o prefeito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral.

Acessibilidade

Lauro Alves / Agência RBS
Local é uma nascente de topo de morro, um evento geológico raro

O novo parque municipal conta com uma quadra poliesportiva, uma quadra de futebol 7, dois deques — um deles com 400 metros quadrados —, banheiros, bebedouros, aparelhos de ginástica, bancos e duas pracinhas com balanços e escorregadores. Neste espaço reservado aos pequenos, uma das atrações chama atenção. Trata-se de um balanço acessível. O brinquedo é o primeiro deste modelo instalado na cidade e poderá ser utilizado por cadeirantes, conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), pasta responsável pela supervisão das reformas da lagoa. 

— Foi uma demanda da comunidade para que valorizássemos a acessibilidade no parque. Das três entradas, uma tem rampas de acessibilidade. Além disso, todo o resto é receptivo para quem tem necessidades especiais — conta a secretaria Angela.

Melhorias foram contrapartida

A transformação do local, antes cercado por lixo, em um parque municipal teve custo zero para o município de Alvorada. Isso porque a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) instalou uma estação de tratamento de esgoto na cidade. Como contrapartida, a Corsan deveria financiar algum projeto ambiental em Alvorada. Segundo a secretária Angela, assim que se soube desta possibilidade, a prefeitura apresentou um projeto à companhia. 

Depois de ter o estudo aceito pela estatal, o município lançou edital e a empresa vencedora iniciou os trabalhos em maio de 2018. O valor da total da obra ultrapassa os R$ 2 milhões.

Homenagem para "Missionária da Lagoa"

Lauro Alves / Agência RBS
Rita será homenageada na inauguração

Bem antes da prefeitura dar início ao processo de revitalização da Lagoa do Cocão, uma moradora da região ficou conhecida por ter "adotado" a área. Rita de Cássia Alvarenga da Conceição, 53 anos, perdeu o marido, o pastor Isair da Conceição, há mais de três anos. Morando em uma igreja defronte ao lago, ela encontrou ali uma distração para a dor da perda. Com fé, relata como fortaleceu seus laços com a Lagoa do Cocão.

— Deus me disse para vir caminhar aqui, sair de casa um pouco. Comecei a correr e caminhar todo dia aqui na volta, ia juntando lixos no caminho. Repito isso todo dia há três anos. Dou sete voltas caminhando e outras sete correndo — relata ela, que é conhecida como a "Missionária da Lagoa".

Para a inauguração, Rita foi convidada pelo prefeito. Espera receber uma homenagem com uma frase que criou para representar o espaço: "Lugar de família. Ajude a conservar a natureza de Deus."

Leia outras notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias