Magali Moraes faz um pedido: leia mais livros - Notícias

Vers?o mobile

 
 

Coluna da Maga18/03/2019 | 06h00Atualizada em 18/03/2019 | 06h00

Magali Moraes faz um pedido: leia mais livros

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

Magali Moraes faz um pedido: leia mais livros Fernando Gomes/Agencia RBS
Magali Moraes Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

 Já contei como escolho os assuntos da coluna? Tenho uma listinha guardada na manga, caso o cansaço me derrube e eu esteja vazia de ideias. Mas prefiro o olhar recente, algo que mexeu comigo e começou a criar frases sozinho. Uma banalidade ou novidade que aconteceu em casa, na rua, no dia, que faça algum sentido pra você. O assunto de hoje tá fresquinho, e me orgulho dele: terminei de ler mais um livro!! Consegui! Embalei e fui. Tive que economizar as últimas páginas de tão bom que estava.

Queria muito voltar a ter o hábito de ler livros. Não só decorar a mesa de cabeceira com eles. Resgatei a rotina de deitar mais cedo pra ler. Tava com saudade de adormecer tropeçando em parágrafos. Nossa atenção está o tempo todo dividida. Ler jornal é necessário pra se atualizar, mas não é suficiente. E nem jornal a gente lê inteiro. Uma notícia aqui e ali, uma espiada nas manchetes. Nossos olhos pipocam. Ao contrário da literatura, que pede foco e continuidade.

Leia mais colunas da Maga

Reloginho 

Dona internet ajuda e atrapalha. Cria o hábito da leitura relâmpago e sofre do mal que criou. Vi no site de uma revista um reloginho em cada título de matéria, indicando o tempo de leitura. Um minuto. Dois. Chamando a ler com o argumento de que vai ser rápido. É o desespero. Livros, obrigada por não serem assim. E nos convidarem a ler de um jeito mais sedutor (especialmente os de papel). Um livro não esconde que serão 200 páginas. O autor nos faz mergulhar em cada capítulo.

Na virada do ano, me desafiei a ler mais e fiz uma assinatura de livros. Todo mês, chega um. O livro que acabei agora é o de janeiro. Tô atrasadinha, mas criei o hábito. Logo mais, chega o de abril. Será bem-vindo e lido. Qual foi o último livro que você leu? Tomara que essa coluna te inspire a começar um. Ou a retomar um. As grandes livrarias estão fechando, e as pequenas se reinventando. As bibliotecas estão aí pra emprestar, idem os amigos. Livro é companhia das boas!

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros