Notícias



Aviso contra golpe

Perdeu documentos no Carnaval? O SPC oferece serviço para alertar o comércio

Para reduzir o risco de fraudes nas compras, estabelecimentos são informados sobre a perda por parte dos consumidores

06/03/2019 - 16h35min

Atualizada em: 06/03/2019 - 16h38min


GZH
GZH
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Basta levar o boletim de ocorrência da Polícia Civil a um posto de atendimento

É comum pessoas perderem documentos ou serem vítimas de furtos e roubos durante o Carnaval. Para manter os dados pessoais em segurança, o SPC Brasil oferece um serviço gratuito, o SPC Alerta de Documentos. 

Em caso de perda, roubo ou furto de CPF, CNPJ, certidão de nascimento, passaporte, cheques ou cartões de crédito, a população deve levar o boletim de ocorrência – é preciso registrar o fato na Polícia Civil – a qualquer balcão de atendimento do SPC Brasil. 

No local, será realizado o procedimento que reduz o risco de fraudes. O Posto de Atendimento do SPC mais próximo pode ser consultado pelo site do SPC .

Monitoramento de CPF

Informados sobre o fato, os estabelecimentos comerciais podem evitar o uso das informações por golpistas em compras parceladas. Se algum estelionatário tentar utilizar os documentos em loja que consulte a base de dados do SPC, haverá um alerta para o lojista. A parti daí, serão solicitadas mais informações para confirmar se o comprador é, realmente, quem diz ser. 

O SPC também liberou gratuitamente, por 30 dias, o "SPC Avisa", que monitora o CPF para evitar fraudes. O consumidor é avisado por e-mail, em até 24 horas, de qualquer movimentação suspeita no documento, como consulta para a realização de compras a prazo, verificação de nome restrito, inclusão de registros de inadimplência e alteração de dados cadastrais. O monitoramento pode ser acessado também pela internet


MAIS SOBRE

Últimas Notícias