Renato Dornelles comenta os desfiles no Rio e em São Paulo  - Notícias

Vers?o mobile

 
 

Chora Cavaco05/03/2019 | 20h53Atualizada em 05/03/2019 | 20h53

Renato Dornelles comenta os desfiles no Rio e em São Paulo 

Para colunista, Mangueira e Vila Isabel são favoritas no Rio de Janeiro

Renato Dornelles comenta os desfiles no Rio e em São Paulo  CARL DE SOUZA/AFP
Vila Isabel trouxe alegorias luxuosas Foto: CARL DE SOUZA / AFP

Hoje é dia de apuração no Rio de Janeiro. Acredito que a escola campeã sairá entre as que desfilaram na segunda-feira. Mangueira e Vila Isabel, a meu ver, devem brigar pelo caneco, tal qual ocorreu há 31 anos, quando as duas abordaram temas afros, no ano do centenário da Abolição da Escravatura.

Neste ano, Mangueira e Vila Isabel tiveram em comum referências e homenagens à vereadora Marielle Franco, cujo assassinato vai completar um ano, sem que ninguém esteja preso.  

Cabe destacar aqui também os desfiles realizados pela Unidos do Viradouro e pela Unidos da Tijuca, na primeira noite. Salgueiro mexeu com o público, mas pecou principalmente nas alegorias, além de não ter conseguido manter o nível da largada ao longo do desfile.   

Em São Paulo, duas surpresas. A primeira foi o título da Mancha Verde que, até então, nunca havia ganho o Grupo Especial paulistano. A segunda, foi o também inédito rebaixamento da Vai-Vai, escola com o maior número de títulos. 

A reveller of Mancha Verde samba school performs during the first night of carnival in Sao Paulos Sambadrome, Brazil on March 1, 2019. (Photo by Miguel SCHINCARIOL / AFP)
Mancha Verde, com Viviane Araujo, foi campeã em São Paulo Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP

Tanto a campeã quanto a rebaixada tiveram enredos políticos. A Mancha, com a princesa africana Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, como tema, levou para o Anhembi uma discutiu sobre escravidão, direitos de negros e mulheres e intolerância religiosa. A Vai-Vai abordou a luta do negro na sociedade, incluindo uma homenagem à Marielle Franco.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros