Notícias



Cromo em Canoas

Resultado da análise do solo do bairro Niterói tranquiliza apenas parte dos moradores

Estudo revelou que perímetro contaminado é muito menor do que o inicialmente anunciado pela prefeitura

03/03/2019 - 20h48min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Carlos Macedo / Agencia RBS
Dona Leonilda ficou aliviada com as novas informações

A conclusão da análise do estudo que apurou a extensão da área contaminada com cromo no bairro Niterói, em Canoas, trouxe alívio para alguns moradores da região.

Desde o começo de dezembro, quando a prefeitura lançou um alerta de contaminação do lençol freático por cromo VI – um metal pesado que, quando em alta concentração, na água, é cancerígeno – a comunidade passou a adotar novos hábitos.  

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

A divulgação do relatório encomendado pela empresa responsável pelo vazamento, na última sexta-feira, revelou que a área contaminada é muito menor do que o perímetro de alerta estabelecido pela prefeitura há três meses. 

Inicialmente, a área abrangia o quadrante que vai da BR-116 até a Rua Fernando Ferrari, e da Rua Alegrete até a Rua Minas Gerais. Agora, o relatório apontou que o local fica restrito entre as ruas Garibaldi, Júlio de Castilhos e Venâncio Aires. 

Atingidos

A cabeleireira Leonilda Ferri Quilmes, 72 anos, que mora e tem salão de beleza em dois endereços da rua Garibaldi, ambos fora da área de risco, está contente com o resultado do teste.

– É realmente algo que me tranquiliza. Uma boa notícia – diz ela. 

Leia também
Fepam confirma contaminação por cromo no bairro Niterói, em Canoas
Por medo da contaminação por cromo, moradores abrem mão de suas hortas em Canoas
Empresa com licença vencida deixou vazar cromo em Canoas

– O mais importante é que tiramos a dúvida, antes não tínhamos uma informação precisa – complementa o marido de Leonilda, Paulo Roberto Duarte, 59 anos.

A reportagem conversou com três moradores das ruas Garibaldi e Júlio de Castilhos, vizinhos da Cromagem São Vicente, empresa responsável pela contaminação. Nenhum deles aceitou se identificar. 

Carlos Macedo / Agencia RBS
Moradora que preferiu não se identificar comentou que deixou de consumir as frutas produzidas no local

Dois comentaram que não modificaram suas rotinas devido ao alerta da prefeitura e que a confirmação da área contaminada continuará não alterando seus hábitos. Um deles afirmou, inclusive, que segue consumindo as frutas do pátio. O terceiro morador, porém, admite que sua família deixou de consumir bananas, bergamotas e tomates cultivados:

– Sempre levei sacoladas de bergamotas para os colegas no trabalho. Hoje, a gente espera apodrecer para colocar fora – afirma. 

Proposta de correção em 30 dias

A Cromagem São Vicente está com as atividades suspensas desde 18 de dezembro. A empresa atuava no processo de recobrimento metálico de objetos com o cromo. 

O estudo divulgado pela Fepam na última sexta-feira foi pago pela São Vicente. A partir de agora, ela tem prazo de 30 dias para apresentar uma proposta de correção da contaminação na região. 

Cabe também à empresa comunicar aos proprietários dos lotes diretamente afetados quanto aos danos ambientais.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias