Notícias



Trabalho

TST analisa pendências da reforma trabalhista nesta quarta-feira

O entendimento dos ministros vai orientar juízes e desembargadores de instâncias inferiores em todo o Brasil

20/03/2019 - 09h47min


GZH
GZH
Salmo Duarte / Agencia RBS
Sessão é pública e pode ser acompanhada pelo site do TST e pelo canal oficial do Tribunal no Youtube

O Tribunal Superior do Trabalho ( TST ) vai revisar e adequar, nesta quarta-feira (20),  pontos da legislação que foram modificados com a Reforma Trabalhista. Entre os itens que devem ser analisados pelos magistrados estão a terceirização e a soma do tempo de deslocamento à jornada de trabalho. A sessão está marcada para iniciar às 10h.

A sessão é pública e pode ser acompanhada ao vivo pelo site do TST, pelo canal oficial do Tribunal no Youtube.  O entendimento dos ministros do TST, que será firmado por meio de súmulas e jurisprudências, servirá para orientar juízes e desembargadores de instâncias inferiores em todo o Brasil.

O Tribunal chegou a editar jurisprudência balizando as terceirizações trabalhistas, definindo que não poderiam ser aplicadas na atividade fim. Mas a reforma mudou isso e passou a permitir a terceirização tanto nas atividades-meio (como serviços de limpeza e segurança) quanto das atividades-fim das empresas. Enquanto não houver um posicionamento claro sobre essa questão, caberá aos juízes de instâncias inferiores tomarem a decisão livremente.

Outra questão que precisa ser revisada pelo TST diz respeito à diária de viagens. Antes da reforma, integravam o salário, para efeitos indenizatórios, as diárias de viagem que excedessem, no acumulado do mês, 50% o salário do empregado. 

Depois da reforma,  valores, ainda que habituais, pagos como ajuda de custo, auxílio-alimentação (com exceção de pagamento em dinheiro), diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado e não fazem mais parte da base de cálculo para encargos trabalhistas e previdenciários.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias