Notícias



Lagoa do Cocão

Veja como foi o primeiro domingo no novo parque municipal de Alvorada

O primeiro final de semana após reabertura do parque municipal atraiu milhares de visitantes. Food-trucks e brinquedos infláveis também foram instalados no local

24/03/2019 - 16h52min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Alberi Neto / Agência RBS
Foi o primeiro domingo com os portões abertos ao público após a revitalização

A cada visitante que cruzava os portões do Parque Municipal da Lagoa do Cocão, em Alvorada, notava-se a reação de espanto e, logo depois, felicidade. O espanto era pela transformação feita no local — que já chegou a ser ponto de descarte irregular de lixo. A felicidade era pela sensação de pertencimento, de ter um local de lazer ao nível de outras grandes cidades no "quintal de casa".

— Nem parece que eu estou em Alvorada — brinca a padeira Daiane de Oliveira Lindner, 32 anos.

Leia mais
Após revitalização, Alvorada inaugura parque da Lagoa do Cocão
Prefeitura promete normalização da coleta de lixo em Alvorada
Alvorada no topo do ranking dos devedores de IPTU

Se alguém tem motivos para sorrir com o novo ponto turístico, Daiane é uma destas pessoas. Ela mora em frente ao novo parque municipal. Além de ter um lugar para curtir os dias de sol, a alvoradense também ficou feliz pela segurança que a revitalização trouxe para o bairro Intersul:

— Como não tinham essas cercas e nem nada, era muito perigoso e abandonado aqui. Agora, tem Guarda Municipal constantemente, ajuda muito.

Alberi Neto / Agência RBS
Gurizada aproveitou as novas quadras para jogar bola

Perto do meio-dia de ontem, nem o calor ou o sol a pino afastaram a população do local. Nos gramados, cangas e toalhas se espalhavam para os visitantes. Já a gurizada se divertia jogando futebol nas quadras. Para amenizar a temperatura, entre um gol e outro, corriam até o bebedouro mais próximo. Os pequenos se divertiam nos playgrounds. 

Ninguém entrou na lagoa para um mergulho, obedecendo as placas que advertem a proibição ao banho. Outras placas, nos troncos das árvores, identificam suas espécies e o nome popular. Os avisos foram uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) para conscientizar e educar os frequentadores.

Famílias

Alberi Neto / Agência RBS
Família do bairro São Pedro veio curtir o novo parque da cidade

Teve quem também aproveitou o domingo para vir em turma conhecer o novo parque da cidade. Foi o caso do gerente de loja João Carlos Fraga, 27 anos e do vendedor David Josué dos Santos, 30 anos. Eles vieram do bairro São Pedro e se instalaram sob a sombra das árvores no lado oeste do parque. 

Além da dupla, a família ainda era composta pela auxiliar de depósito Kellen Martins, 27 anos, pela doméstica aposentada Julia da Silva, 65 anos, e pela babá Cleide Silva, 31 anos. Junto da família, os pequenos Josué, cinco anos, e Juliany, oito. 

— Estava na hora de arrumar a lagoa mesmo. Ficou excelente, espero que consigam manter assim — torce João Carlos.

Na margem oposta, bem perto da água, a professora Adriana Natálio, 40 anos e o policial militar Marcos Ribeiro, 51 anos, dividiam um chimarrão. Adriana veio para conhecer lugar onde pretende trazer seus alunos. Marcos aproveitou a folga para contemplar o novo ponto de lazer.

— Atende todas as necessidades básicas do público, está bem legal. Gostei dessa ideia das placas na árvores. É importante educar quem frequenta — diz a professora. 

A dona de casa Denise Machado, 46 anos, aproveitou para trazer os filhos, Suelen, 14 anos e Lorenzo, 10 anos, e a sobrinha Daiane, sete anos. Moradora do bairro Sumaré, ela recorda que o local já sofreu muito com o descaso. Por isso, a revitalização é "motivo de orgulho para os moradores".

— Até tentávamos vir aqui antigamente, mas era bem mais complicado. Agora tem os bancos, deques, gramado, está tudo muito lindo. É muito bom tem um lugar assim na nossa cidade, não precisamos mais ir até Porto Alegre — resume Denise.

Alberi Neto / Agência RBS
Árvores do parque contam com placas informativas

Leia outras notícias do Diário Gaúcho


Últimas Notícias