Notícias



Seu Problema é Nosso

Avenida Gildo de Freitas, em Viamão, tem obra de pavimentação deixada pela metade

Uma das avenidas mais movimentadas do bairro Querência está com desnível na pista. A demora para a entrega da obra já foi mostrada em março de 2017 

03/04/2019 - 09h25min

Atualizada em: 04/04/2019 - 09h26min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Aplicação da cobertura não foi finalizada

A colocação de asfalto na Avenida Gildo de Freitas, no bairro Querência, em Viamão, prevista para 2014, parece interminável para moradores da região. Com diversas pausas ao longo do período, agora, o problema é o atraso na finalização do asfalto. 

Leia mais
Moradora de Cidreira espera há dois anos por exame
Praça no bairro Porto Verde, em Alvorada, recebe atenção após reportagem do Diário Gaúcho
Esgoto a céu aberto inquieta moradora do bairro Umbu, em Alvorada  

A demora da obra foi mostrada na edição de 29 de março de 2017. À época, um dos líderes comunitários do bairro contou que a via foi contemplada pelo Orçamento Participativo (OP) em 2010. Contudo, a prefeitura alegou que não havia previsão para término da pavimentação, pois verbas do Estado, por meio da Metroplan, não tinham sido repassadas. Depois da reportagem, há dois anos, o projeto teve andamento, mas parou novamente. O asfalto só começou a ser aplicado entre o final de 2018 e o início de 2019. 

Buracos 

— Foi feita uma manta asfáltica, e esperávamos o retorno para a colocação do tão esperado asfalto. Para surpresa dos moradores, quando a equipe voltou, fez apenas uma faixa das quatro existentes, deixando o resto do projeto inacabado. Mais uma vez, sumiram todos da empreiteira — relata o atendente de livraria Tagli Vila-Nova, 26 anos, morador do bairro. 

Ele explica que, além do desnível deixado na pista, a primeira camada de pavimentação está se deteriorando. 

— Está cheia de buracos e cada vez mais perigoso para pedestres e motociclistas que trafegam pela avenida. É frustrante, pois é um problema de anos e nunca foi resolvido —lamenta o atendente. 

Atual primeiro secretário e ex-presidente da Associação Comunitária Vila Querência (Ascoque), o advogado Valério Santa Helena Cordeiro, 52 anos, conta que a associação sempre cobrou a prefeitura pela continuação da obra. 

— Estamos no mandato do terceiro prefeito desde que começou o trabalho. Existem diversas divergências em relação aos repasses entre o município e a empreiteira — explica o advogado. 

Ontem pela manhã, ele esteve na prefeitura para reunião sobre a retomada da obra. Contudo, Valério afirma que a prefeitura não tinha posicionamento sobre a situação.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Estado da avenida estava em 2017, quando a reportagem mostrou o problema pela primeira vez

Transtorno

A não conclusão da obra também afetou a vida da garçonete Jaqueline Silvestre Ávila, 34 anos. Em 2016, seu filho Mateus, na época com nove anos, caiu em uma boca de lobo que está ligada a pavimentação. O buraco, segundo Jaqueline, tinha cerca um metro de altura. 

— Eu pedi para ele andar pela calçada e ele não viu o bueiro, que estava totalmente aberto. Tive que me ajoelhar para tirá-lo. Ele se machucou bastante e até entrei na justiça contra a prefeitura. Mas não ganhamos — relembra o susto. 

Além do acidente com o filho, Jaqueline ainda relata que, por causa da via esburacada, teve a suspensão do carro quebrada.  

Prefeitura e Estado divergem 

A prefeitura de Viamão confirmou que a obra de pavimentação asfáltica da Gildo de Freitas tem recursos advindos de um convênio do município e do governo do Estado, através da Consulta Popular. Segundo a administração municipal, 85% dos recursos são do Estado e 15%, da prefeitura. A interrupção no trabalho ocorreu devido ao recesso de final de ano, com retorno em 17 de janeiro, alega. 

Neste momento, conforme a gestão do município, a obra está suspensa desde 15 de fevereiro em razão da falta de recursos repassados pelo Estado. Não há previsão de término. A obra tem custo avaliado em mais de R$ 1,6 milhão. 

Atrasos 

Procurado pela reportagem, o chefe do Departamento de Obras da Metroplan, Paulo Capoani, afirmou que a prefeitura de Viamão não cumpre com o cronograma de obras e, por isso, não são feitos os repasses. 

— Não há falta de verba. A Metroplan direciona os valores e libera para as prefeituras, desde que cumpram com a documentação. Conforme a obra evolui, de acordo com o cronograma, são liberados os repasses — explica Capoani. 

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias