Dia de Fé
Confira a programação das celebrações a Nossa Senhora do Trabalho na Capital
Após a procissão, haverá missa com bênção das carteiras de trabalho
Cerca de 5 mil fieis devem comparecer, hoje, ao santuário de Nossa Senhora do Trabalho, na Vila Ipiranga, zona norte da Capital. O dia da padroeira dos trabalhadores é celebrado justamente no Dia do Trabalho. Para o padre Renato Schneider, titular da paróquia, o número de pessoas que comparecem anualmente ao evento tem crescido.
– Nossa Senhora do Trabalho é conhecida por auxiliar quem está na luta por uma ocupação. Tanto que um dos grandes momentos da festa é a benção das carteiras de trabalho – conta o pároco.
Muitos fieis depositam seus pedidos em uma urna disposta no templo. Em pequenos pedaços de papel amarelo e branco, os rabiscos de caneta buscam junto da santa o atendimento de uma necessidade essencial: ter um emprego.
– O número de pedidos depositados foi grande nas noites da novena, entre os dias 21 e 29 de abril. Recebemos cerca de 500 pessoas por noite – conta o padre.
Leia também
Em busca de um emprego? Confira mais de 2,7 mil chances na Região Metropolitana de Porto Alegre
Feriado do Dia do Trabalho: como será o atendimento em bancos, supermercados, comércio e outros serviços
Cavalgada homenageia São Jorge no Lami
Neste dia 1º, a movimentação começa às 9h. A imagem de Nossa Senhora do Trabalho sai do Parque Germânia e segue em procissão até a paróquia na Vila Ipiranga, onde será realizada missa campal com benção das carteiras de trabalho.
Novos e antigos
Aos 81 anos, Alzira Nunes, moradora do bairro Jardim Itu, na Zona Norte, se diz devota desde que nasceu. Natural de Cachoeira do Sul, ela se mudou para a Capital quando o templo da Vila Ipiranga estava em construção.
– Morava aqui perto e vínhamos sempre, acabei virando ainda mais devota – recorda ela.
Ontem, Alzira foi ao santuário rezar pelo filho de uma amiga que está na busca por emprego. A atendente de creche aposentada diz ter sido muito auxiliada pela santa durante a vida:
– Sempre me ajudou a conseguir trabalho. Não só para mim, mas também para o meu filho.
A psicóloga Amália Laitano, 57 anos, tem bem menos tempo de devoção do que Alzira. Ela conheceu tanto a santa como seu santuário recentemente. Trabalhando de forma autônoma, foi em um atendimento na região quando notou o templo. Resolveu entrar. Ontem, mais uma vez, voltou ao local para pedir mais oportunidades .
– A fé é um elemento fundamental. É sempre bom ter algo no que acreditar – confessa Amália.
Confira a programação
/// 9h – Procissão partindo do Parque Germânia, na Avenida Túlio de Rose, 400.
/// 10h – Missa Campal com benção das Carteiras de Trabalho.
/// 12h – Almoço festivo.
/// Tarde – Eventos artísticos diversos.
/// O Santuário de Nossa Senhora do Trabalho fica na Avenida Benno Mentz, 1.560, na Vila Ipiranga.
/// As linhas de ônibus que levam ao local são a 433, 620, 652, 654, T4 e T6.