Notícias



Para economizar

Confira sites, aplicativos e dicas para vender e comprar produtos usados

Especialista dá orientações para quem quer se desfazer de um item que não usa mais ou quer economizar adquirindo objetos usados

12/04/2019 - 11h29min


Genaro Joner / Agencia RBS
Venda de produtos que não são mais usados pode render uma grana extra

A internet pode ser uma boa aliada para quem quer se desfazer de um produto para adquirir um modelo mais atual, ou faturar uma grana com algo que não tenha mais utilidade. Sites, aplicativos, e até mesmo redes sociais são opções tanto para quem procura por um item mais barato, quanto para quem quer vender aquele item que está "mofando" no armário. Mas para ter sucesso na venda é importante ter alguns cuidados com a exposição do produto, isso envolve a qualidade da foto, disponibilidade de imagens de diferentes ângulos e a descrição do item. 

— O consumidor é muito visual — ressalta Fabio Miranda, diretor de Vendas da Hi Platform.

Segundo Miranda, a divulgação pode valorizar – ou não – o produto. Por exemplo, o consumidor que está vendo o item pode achar bom o preço, mas dependendo das imagens, ele pode concluir que o mesmo não está em bom estado.

Além dos sites conhecidos, como Mercado Livre e OLX, as vendas ocorrem também nas redes sociais, como Facebook e Instagram. A estudante de Técnico em Enfermagem Débora Rizzo, 21 anos, conseguiu vender uma cômoda em um grupo de Guaíba no Facebook, cidade onde mora. O móvel era muito grande e, com o dinheiro, ela comprou uma cômoda menor.

Para garantir o dinheiro na hora da venda, Miranda aconselha que, quando o comprador mora na mesma região, o ideal é cobrar o pagamento na entrega do objeto e, por questões de segurança, de preferência em local público. Quando o comprador é de uma cidade distante ou de outro estado, a dica é optar por sites de venda online, que são responsáveis pela transação. 

— O preço depende da qualidade do produto, do tempo de uso e do preço pago quando comprou — comenta Miranda. 

No Facebook há grupos destinados para a compra e venda de produtos usados específicos, como equipamentos para fotografia. Foi assim que Iasmin Schleder, 25 anos, comprou a lente que queria para sua câmera. A estudante de Fotografia conta que queria adquirir uma lente nova, mas o preço estava muito alto. 

— Tem muita gente que compra as coisas e não usa, por isso achei que seria uma boa. A menina que vendeu me explicou o motivo da venda, que é algo que eu sempre pergunto, e fez praticamente metade do preço da lente nova — comenta. — Foi um ótimo negócio, a lente estava novinha, ela só vendeu porque precisava de dinheiro — completa. 

Para quem vai comprar um item pela rede social e não tem como buscar o produto e efetuar o pagamento pessoalmente na hora da retirada, a orientação de Miranda é pedir para o vendedor gerar um boleto para o pagamento, ou criar uma conta no paypal (plataforma de pagamentos online em que seus dados ficam armazenados e, se o produto comprado não chegar, você pode ser reembolsado). Além disso, é importante pedir o contato de telefone e endereço.  

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Pestana encontrou um berço em bom estado no OLX e economizou cerca de R$ 70

O recepcionista Rafael Floriano Pestana, 20 anos, estava à procura de um berço e, depois de pesquisar em grandes redes de lojas, decidiu procurar no OLX. Por meio do filtro de localização do site, ele encontrou uma vendedora de Porto Alegre. Pestana economizou cerca de R$ 70 e conta que adquiriu o móvel em perfeito estado.


Confira opções para vender produtos usados online:


OLX

O site dividido por categorias permite anunciar produtos e serviços, a negociação é feita diretamente entre os usuários por meio de um chat. É possível utilizar filtros de região e preço mínimo e máximo desejado. A plataforma também está disponível em formato de aplicativo para Android e iOS. Não há cobrança de taxa.

Mercado Livre

Além de pessoas, o site possibilita que empresas anunciem produtos e serviços. Com seu método próprio de pagamento, o vendedor só recebe o valor depois que o comprador estiver com o produto em mãos.  A plataforma também está disponível em formato de aplicativo para Android e iOS. Não há cobrança de taxa.

Enjoei

Como o próprio nome já diz, o site é destinado para se desfazer dos produtos que o usuário "enjoou". A plataforma oferece um filtro por produtos e também por marcas.  A plataforma também está disponível em formato de aplicativo para Android e iOS. Há cobrança de comissão. 

Popsy

O aplicativo disponível para Android e iOS automatiza o processo de venda.  A partir da foto do produto, as informações como descrição e categoria são preenchidas automaticamente. Não há cobrança de taxa.

Redes sociais

Entrar em grupos do Facebook de "brick" e "brechó" são opções para quem quer vender algo que não utiliza mais. No Facebook há até mesmo nichos de grupos para compra e venda de produtos específicos. No Instagram é fácil encontrar "brechós online", com imagens das peças de roupa e até mesmo de "looks" montados. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias