Notícias



Lá em casa

Cris Silva mostra dicas de especialista para ajudar os bebês a dormir melhor

Os pais, é claro, tem papel importante neste processo

12/04/2019 - 07h00min


Pixabay / Pixabay
Dia tranquilo é necessário para ter uma noite tranquila

Que horas teu filho vai para a cama? Quantas horas ele dorme? Acorda no meio da noite? Ele mama de madrugada? Essas são apenas algumas perguntas que me fazem e, confesso, também já fiz a outras mães. Tenho amigas que começam a entrar em pânico quando o sol se põe, porque é sinal de que vai começar a maratona para fazer o filho dormir.  

Eu conversei com a Gisele Palmas Pacheco, que é educadora integrativa do sono infantil. Ela orienta, dá dicas e acalma os pais desesperados por conta do sono dos filhos. Trouxe para vocês algumas dicas valiosas que, certamente, vão ajudar neste processo.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Facilite para o seu bebê

A primeira dica da especialista é buscar o equilíbrio o dia inteiro:

– Para garantir uma noite de sono tranquila, a gente precisa considerar todo o dia da criança. Se o dia for equilibrado, o “dormir bem” acaba sendo uma consequência. É importante ter um local de sono adequado: com temperatura agradável e pouca luz. 

E aí vai um recado para os pais que acham que é necessário deixar o bebê acordado o dia todo, acreditando que ele ficará cansado e dormirá rapidinho: não é assim que funciona! São justamente as sonecas durante o dia que vão garantir uma boa noite de sono.

– É importante se dar conta de que os pais não ensinam a criança a dormir, eles apenas facilitam o processo para que ela veja o sono como algo bom. Ninguém faz alguém dormir. Para dormir, precisa ter sono suficiente, estar no momento adequado para isso. Dormir é algo que o bebê faz por si, o que podemos fazer é facilitar este processo.

Leia também
Cris Silva: "Não comparar seu filho é libertação para a sua consciência"
Cris Silva e o álbum virtual com fotos e textos para o Teteu
Dicas para uma boa convivência com os filhos do seu amor

Minha experiência

Lá em casa, quando o Matheus tinha meses de vida, eu tive uma fase bem complicada. Ele demorava demaaaais para dormir. O que salvou a minha vida foi a rotina. 

Comecei a deixar o dia mais regrado, fazendo o mesmo processo na mesma hora, todos os dias. Era mais ou menos assim: no fim do dia, já escurecia a casa, dava a janta no mesmo horário, depois o banho, também na mesma hora, e cama. Tinha vezes em que ela já saía da banheira com olho fechado, caindo de sono... era a glória!

Hoje, falei mais sobre o sono dos bebês. Na próxima coluna, vou trazer dicas e orientações sobre o sono dos mais grandinhos. Até lá!


MAIS SOBRE

Últimas Notícias