Notícias



Seu Problema é Nosso

Moradora de Novo Hamburgo espera há um ano pelo salário-maternidade

A filha de Natalia Monique Zwetsch, 22 anos, completará um ano neste mês e ela ainda não recebeu nenhuma parcela do direto concedido pelo INSS

04/04/2019 - 09h26min

Atualizada em: 04/04/2019 - 13h07min


LeitorDG / Arquivo Pessoal
Natalia e a filha, Lívia, que completa um ano neste mês

A pequena Lívia Zwetsch completará um aninho em abril. O mesmo período coincide com a espera de sua mãe, a vendedora Natalia Monique Zwetsch, 22 anos, moradora do bairro Canudos, em Novo Hamburgo, para receber o salário-maternidade — direito concedido pelo INSS a mães que são obrigadas a parar de trabalhar ao final da gravidez. 

Leia mais
Avenida Gildo de Freitas, em Viamão, tem obra de pavimentação deixada pela metade
Praça no bairro Porto Verde, em Alvorada, recebe atenção após reportagem do Diário Gaúcho
Esgoto a céu aberto inquieta moradora do bairro Umbu, em Alvorada   

Natalia entrou com pedido dia 26 de abril do ano passado, logo que o bebê nasceu. Segundo o artigo 71 da Lei n º 8.213, de 1991, que teve nova redação pela Lei n º 10.710, de 2003, “o salário- maternidade é devido à segurada da Previdência Social durante 120 dias”. O valor a receber corresponde ao último salário da trabalhadora. 

Documentos 

A vendedora afirma ter levantado toda a documentação necessária e que dependia do direito para seu sustento. No entanto, na agência do INSS em Novo Hamburgo, ela obteve a negativa do benefício, em 28 de junho do mesmo ano. 

— Eu fiquei no aguardo. Não estava trabalhando. Daí, eles negaram. Disseram que eu não tinha direito e que, dia 11 janeiro deste ano, era pra comparecer para entrar com recurso — conta Natalia, que esteve em casa cuidando de Lívia e se recuperando entre abril e agosto do ano passado. 

Na agência do INSS, a vendedora recebeu a informação de que o benefício deveria ter sido solicitado e pago pela empresa e, não, pela Previdência Social. 

Informações 

No entanto, a informação que a leitora garante ter recebido vai contra a Lei n º 8.213. No texto, a legislação garante que o benefício deverá ser pago diretamente pelo INSS, e não pelo empregador, quando a segurada trabalha para um microempreendedor individual — os chamados MEI. Uma página oficial do INSS, com perguntas e respostas sobre o salário-maternidade, também explica este ponto. 

Recurso 

Frente à negativa, Natalia entrou com recurso e recebeu a informação de que a resposta poderia demorar até três meses. A situação, conta a leitora, é prejudicial à sua situação financeira. 

— Até hoje eu não tive resposta. Só dizem que tá analisando. É uma enrolação. Eu tenho carteira assinada, é um direito meu. A empresa segue repassando os valores ao INSS — afirma Natalia. 

INSS não deu esclarecimento

Procurado pela reportagem diversas vezes durante terça e quarta-feira, o INSS não respondeu o porquê da demora e se há previsão de liberação do benefício, tampouco confirmou os pré-requisitos para obtenção do salário-maternidade. 

Por telefone, a assessoria de imprensa do instituto informou que não houve tempo hábil para construir uma resposta para a demanda da leitora. 

Produção: Ásafe Bueno 

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias