Notícias



Seu Problema é Nosso

Terreno da prefeitura ao lado de posto de saúde é usado para descarte irregular de lixo, em Alvorada

Mesmo com cerca instalada, pessoas entram no local para depositar lixo. Prefeitura afirma multar infratores

09/04/2019 - 10h37min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Sinalização não evita descarte irregular

Lixo, mau cheiro, moscas e caliça tomam conta do ambiente de um lote da Rua Antônio Carlos Jobim, bairro Jardim Algarve, em Alvorada. O terreno, que pertence ao município, fica junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade. Há cinco anos residindo perto dali, o motorista desempregado José Eurico Val de Lima, 59 anos, relata cenas diárias de depósito irregular de dejetos. 

Leia mais
Projeto que recicla materiais escolares usados precisa de doações, em Porto Alegre
Orquestra obtém financiamento para continuar projeto com crianças de Porto Alegre  Moradora de Novo Hamburgo espera há um ano pelo salário-maternidade 

— Vêm de carrinho de mão, carro e até caminhonete. Abrem o portão e atiram ali. É coisa antiga. Já me estressei bastante. Eu digo: “meu amigo, isso é crime ambiental”. É a mesma coisa que nada — desabafa José. 

Segundo o leitor, o terreno já abrigou uma capatazia da prefeitura, hoje desativada. Uma cerca alta, com moirões, impedia o acesso ao local. No entanto, conforme o morador, o cercamento foi furtado. Logo em seguida, a prefeitura instalou cerca metálica com portão de correr. Ainda assim, não há cadeados, e a passagem é livre. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Terreno fica ao lado de posto de saúde

Perigo 

A UBS Jardim Algarve estava aberta até o fim do ano passado, quando foi fechada para reformas. Durante todo o período em que reside no bairro, José afirma que a UBS funcionou normalmente, convivendo com o lixão vizinho. 

O morador salienta o perigo que pequenos incêndios podem causar nas estruturas do posto de saúde. A prática é crime e pode causar de um a cinco anos de prisão. José acredita que a impunidade é um dos motivos do descarte irregular, além da falta de controle do município. 

— Como cidadão, que paga o IPTU certinho, acho muito injusto. Não tenho que lidar com isso — afirma José. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Flagra: dezenas de garrafas de vidro

Prefeitura afirma multar infratores 

A prefeitura de Alvorada informou que “tem realizado constantemente a limpeza do local”. Garante, ainda, que a Secretaria de Meio Ambiente (Smam) “tem multado os cidadãos por meio da verificação da placa dos carros que despejam os resíduos ou quando são abordados pela fiscalização da Guarda Municipal”. 

Segundo a administração municipal, os  veículos flagrados efetuando descarte de lixo irregular receberão auto de infração com base no Decreto Federal número 6514/ 2008, artigo 62”. O descarte irregular de resíduos é crime ambiental, sujeito a multa. 

A prefeitura não respondeu se tem planos para utilização do espaço. Além disso, também não explicou o porquê do local não ter acesso restrito. 

Saiba mais

Como denunciar 

/// Na Smam, pelo telefone (51) 3411-6439, ou na Rua Oscar Schick, 1.800, bairro Formoza. 

/// Na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), pelo telefone (51) 3044-8676, ou na Rua Maris e Barros, 322, bairro Americana. 

Onde descartar corretamente 

/// Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos de Alvorada, Marcos Paulo Barbosa da Silva, o descarte correto de recicláveis, como vidro e plástico, pode ser feito na Cooperativa Correal (Estrada Diogo Inácio Barcelos, 3.511, bairro Maria Regina). Mais informações: (51) 98900-7665. 

Produção: Ásafe Bueno 

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias