Notícias



Novidade

Trensurb abre biblioteca para usuários do trem na Estação Novo Hamburgo

Junto com a espaço da Estação Mercado, acervo reúne mais de 7 mil livros disponíveis para passageiros

01/04/2019 - 06h00min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Andréa Graiz / Agencia RBS
Biblioteca aberta na Estação Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos

Quem embarca na Estação Novo Hamburgo do Trensurb conta, desde a semana passada, com um acervo de livros para consulta e empréstimo gratuito. A Biblioteca Livros sobre Trilhos já existe desde 2008 na Estação Mercado, em Porto Alegre, e, agora, chegou à outra estação terminal do metrô, no Vale dos Sinos

Um acervo de 7,4 mil livros está à disposição dos usuários do trem, inclusive com obras em braile voltadas para o público adulto e infantil. A biblioteca está localizada no saguão da estação, em frente à escada rolante de acesso à plataforma, e fica aberta de segunda a sexta-feira das 10h às 18h. 

Para levar obras para casa, é necessário fazer um cadastro com identidade, CPF e comprovante de residência atual. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais para se associar, mas não precisam da presença dos responsáveis para retirar livros. Quem já se associou na unidade da Estação Mercado não precisa fazer um novo cadastro para utilizar o serviço na Estação Novo Hamburgo.

Com o objetivo de facilitar o acesso à leitura por parte dos usuários do trem, as duas unidades atraem diferentes públicos. Na Estação Mercado, as obras de literatura espírita são as mais retiradas, enquanto no novo espaço, os leitores tem buscado mais literatura estrangeira e biografias:

– Aqui é um outro perfil de leitor. Ele chega com mais calma, conversa sobre os livros e pede sugestão. A gente consegue orientar o usuário. No Mercado, é uma correria muito maior, as pessoas chegam com pressa para não perder o próximo trem – explica Diana Ferreira, que está a frente da biblioteca da Estação Mercado.

Ao contrário da Estação Mercado, no espaço de Novo Hamburgo, os próprios sócios têm acesso às prateleiras de livros e podem selecionar os exemplares que desejam retirar. A unidade Novo Hamburgo também contará com um espaço para realização de atividades de contação de histórias, saraus e apresentações culturais. 

Com duas bibliotecas em funcionamento, o usuário do trem terá novas facilidades. Caso queira retirar um livro que esteja disponível somente na outra unidade, em até 48 horas esse livro poderá ser encaminhado até a unidade solicitada. Outra praticidade é a possibilidade de fazer a retirada em uma unidade e a devolução em outra. 

Para os pequenos

O leitor pode retirar um livro por vez e o tempo máximo de empréstimo é de dez dias. O período pode ser renovado pessoalmente, por telefone ou pelas redes sociais da Trensurb. 

– Muita gente comenta que para aguentar o trajeto Novo Hamburgo/Mercado, ou vice-versa, só tendo a companhia de um livro. Para muitas pessoas, o tempo de deslocamento no transporte público é o único momento que tem disponível para leitura – comenta Diana. 

Ao conhecer o espaço, a dona de casa Juliana de Macedo e Silva, 25 anos, moradora de Novo Hamburgo, buscou títulos infantis para o filho o filho Miguel, dois anos. O pequeno é fã de livros da Turma da Mônica e da Patrulha Canina.

_ Soube da biblioteca pelas redes sociais da Trensurb e vim conhecer. Adorei o espaço porque tem livros com figuras e bem coloridos, como meu filho gosta, e outras obras que me interessam também – conta a mãe. 

Andréa Graiz / Agencia RBS
Juliana e Miguel conheceram o novo espaço

A biblioteca surgiu apenas com doações de livros e hoje integra a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, o que auxilia a Trensurb a captar recursos para comprar obras. Desde que abriu ao público, na última terça-feira, a unidade de Novo Hamburgo já recebeu 150 títulos de doação. Número bem superior entregue na Estação Mercado onde, em média, são deixados 80 títulos todo mês.

Visite a biblioteca:
Como funciona
– Para se associar, é preciso apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual.
– O empréstimo e a consulta de livros são gratuitos.
– Cada usuário pode retirar um livro por vez.
– O período de empréstimo é de 10 dias, e pode ser renovado.
– Também é possível fazer reserva de obras.
– Telefone de contato: 3363 8785

Onde fica:
– No saguão da Estação Novo Hamburgo, em frente à escada rolante de acesso à plataforma de embarque.

Horário de funcionamento:
– De segunda à sexta-feira, das 10h às 18h, sem fechar ao meio dia



MAIS SOBRE

Últimas Notícias