Notícias



Busca por certificados

Encceja 2019: inscrições começam nesta segunda-feira

Prazo para se inscrever vai até 31 de maio. Provas serão aplicadas em 25 de agosto

20/05/2019 - 09h52min

Atualizada em: 20/05/2019 - 09h53min


Freepik / Divulgação
Prova é destinada a pessoas em busca de certificados de Ensino Fundamental e Ensino Médio que não tiveram a oportunidade de concluir a formação no tempo padrão

Serão abertas às 10h desta segunda-feira (20) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova é gratuita e destinada a pessoas em busca de certificados de Ensino Fundamental e Ensino Médio que não tiveram a oportunidade de concluir a formação no tempo padrão. O exame será aplicado em 25 de agosto, em 610 cidades brasileiras. As inscrições podem ser feitas neste site

O prazo para realizar a inscrição e solicitar atendimento especializado se encerra em 31 de maio. A solicitação de atendimento pelo nome social poderá ser feita entre 3 e 7 de junho. Os resultados das solicitações serão publicados em 7 e 14 de junho, respectivamente — cabendo recurso nos dois casos. 

O Encceja consiste em quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. No nível Fundamental, a avaliação é feita nestas áreas: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia. No nível Médio, os exames são: ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.

Para participar, é preciso ter, no mínimo, 15 anos, para quem busca certificado de Ensino Fundamental, e 18 anos, para Ensino Médio. O edital pode ser conferido neste site.  

O cronograma do Encceja 2019:

  • 20 a 31/5  Inscrições e solicitação de atendimento especializado
  • 3 a 7/6      Solicitação de atendimento pelo nome social
  • 7/6             Resultado da solicitação de atendimento especializado
  • 10 a 14/6  Recurso de solicitação de atendimento especializado
  • 14/6           Resultado da solicitação de atendimento pelo nome social
  • 17 a 21/6  Recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
  • 21/6           Resultado do recurso de solicitação de atendimento especializado
  • 26/6           Resultado do recurso da solicitação de atendimento pelo nome social
  • 25/8           Aplicação do exame

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão.   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias