Notícias



Inscrições abertas

Encceja 2019: tire suas dúvidas sobre o exame de certificação

Interessados podem se inscrever até 31 de maio. Provas serão aplicadas em 25 de agosto

21/05/2019 - 14h40min

Atualizada em: 21/05/2019 - 14h41min


Caco Konzen / Especial
Prova é destinada a pessoas em busca de certificados de Ensino Fundamental e Ensino Médio que não tiveram a oportunidade de concluir a formação no tempo padrão

As inscrições para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) começaram na segunda-feira (20). Segundo o Ministério da Educação (MEC), nas primeiras 24 horas, 491.105 mil pessoas já se inscreveram no exame.

Abaixo, tire suas dúvidas sobre o Encceja e fique atento ao prazo para se inscrever, que termina na próxima semana, no dia 31. A inscrição pode ser feita neste site.  

Para que serve o exame?

O Encceja tem como objetivo aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. A avaliação serve para que as secretarias de Educação certifiquem os estudantes em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, por meio da utilização dos resultados do exame. 

Como é realizado?

O exame é realizado e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais. A emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das secretaras estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Quem pode fazer?

Jovens e adultos que não concluíram seus estudos em idade própria e que tenham, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca certificação de Ensino Fundamental, ou, no mínimo, 18 anos completos na data da aplicação, para quem busca certificação do Ensino Médio. Para realizar o Encceja é necessário ter CPF emitido pela Receita Federal do Brasil. 

Como são as provas?

O exame será aplicado em 25 de agosto. São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento:

Ensino Fundamental:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • História e Geografia

Ensino Médio:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física)
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)

Os interessados podem selecionar uma ou mais áreas de conhecimento de acordo com o nível de ensino que deseja. Essa opção de escolha existe porque algumas pessoas têm declaração parcial de proficiência em alguma área e, nesse caso, não precisam repetir a prova. Quem não tem essa declaração parcial de proficiência, deve selecionar todas as provas. Já quem participou do Encceja em 2017 e não atingiu nota em todas as áreas, pode selecionar apenas a área que precisa concluir. 

Qual a nota exigida para obter a certificação?

O participante será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e obtiver nota igual ou superior a cinco pontos na prova de redação.

Como se inscrever?

As inscrições começaram nesta segunda-feira (20) e podem ser feitas até 31 de maio neste site. Não há taxa de inscrição, a prova é gratuita. O prazo para solicitar atendimento especializado também se encerra em 31 de maio. A solicitação de atendimento pelo nome social poderá ser feita entre 3 e 7 de junho. Os resultados das solicitações serão publicados em 7 e 14 de junho, respectivamente — cabendo recurso nos dois casos. 

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão.   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias