Notícias



Fim do prazo

IFRS tem mais de 1,4 mil vagas em cursos gratuitos; inscrições terminam nesta quarta-feira  

Há oportunidades para cursos técnicos de nível médio, EJA e graduação

08/05/2019 - 09h27min

Atualizada em: 08/05/2019 - 09h28min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Maiara Faust / Divulgação IFRS
As vagas para os cursos, todos gratuitos, estão disponíveis em nove campi do IFRS

As inscrições para o processo seletivo de estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) terminam nesta quarta-feira (8). Para se candidatar, os alunos interessados devem preencher um formulário no site de ingresso do IFRS. 

Aqueles que não têm acesso à internet podem se dirigir até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis para este fim. Para a inscrição, será cobrada uma taxa de R$ 35 para os cursos técnicos e R$ 50 para os cursos de graduação. O pagamento pode ser efetuado até quinta-feira (9). A exceção é a seleção para ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não tem taxa de inscrição.

São mais de 1,4 mil vagas em cursos técnicos de nível médio (concomitantes e subsequentes), EJA e graduação. As aulas se iniciam no segundo semestre de 2019.

As oportunidades para os cursos, todos gratuitos, estão disponíveis em nove campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande, Rolante e Viamão. Abaixo, confira como funcionará o processo de seleção para cada categoria com vagas disponíveis:

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio 

O estudante pode optar pelo ingresso mediante prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizando a nota do Enem ou somente realizando a prova. Caso escolha ingressar pelo escore do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento
(de 2013 até o atual). Se optar pela prova, o candidato vai prestar um exame de seleção com
40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio, como matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias. O edital com as opções de cursos disponíveis pode ser conferido neste site. 

Cursos superiores 

Assim como a inscrição para os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, os estudantes que tenham interesse em cursos superiores poderão optar por utilizar a nota do Enem e de uma prova (neste caso, composta por 45 questões que avaliam os conhecimentos adquiridos no Ensino Médio – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), só a nota do Enem ou só a nota da prova. Ao optar pela prova, o candidato deverá fazer, também, uma redação. O edital com as opções de cursos disponíveis pode ser conferido neste site.

Curso de Educação de Jovens e Adultos – EJA

Para participar da seleção de ingresso em cursos de EJA não há taxa de inscrição nem necessidade de realizar prova. Basta fazer a inscrição, entregar a documentação exigida e assistir a uma palestra. O edital pode ser conferido neste site.

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias