Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: não desista dos seus sonhos

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

23/05/2019 - 10h15min

Atualizada em: 23/05/2019 - 11h54min


Fernando Gomes / Agencia RBS

O que acontece quando finalmente a gente resolve colocar um sonho antigo em prática? Dá um baita frio na barriga! Voltei a estudar. Adivinha o quê? O mundo dos vinhos. Sempre quis entender o que eles falam e traduzir aquilo de um jeito que qualquer pessoa entenda. Daqui a dois anos, serei uma especialista no assunto: sommelier é que chama. Até lá, tenho muito estudo pela frente. Quanto mais a gente começa a pesquisar, mais informação encontra. Terei que fazer provas, o negócio é sério.

Na minha turma alguns já estão nesse mercado, seja trabalhando em vinícola, restaurante, loja de vinhos ou escrevendo sobre gastronomia. Mas a maioria é como eu, só quer unir o útil ao agradável. Aprender pelo simples prazer. Aprender pra abrir novos caminhos. Aprender pra se sentir vivo, curioso e motivado. Dizem que a melhor maneira de não envelhecer é desbravar universos novos, estudar outras línguas, despertar nossa atenção pra coisas diferentes do que já estamos acostumados.

Leia mais colunas da Maga

Degusta

Durante o curso, claro que muito vinho me espera. Não pense que é chegar lá e beber à vontade. Capaz! A gente degusta. Depois cospe fora o vinho. Um pouquinho na taça rende muita observação. Tem toda uma técnica pra olhar, cheirar, colocar um gole na boca pra perceber sabores e sensações. Achei difícil. É como se os nossos sentidos estivessem adormecidos. Sabe o que eu fiz? Fui no supermercado e comprei cravo, canela, anis, baunilha, pimenta e noz moscada pra treinar o olfato.

Pior é que pensaram que eu ia fazer quentão. Ninguém mexe!! É tudo objeto de estudo! Preciso achar outras especiarias pra acostumar o nariz. Se você também se interessa por vinho, vai lá no Instagram e segue meu perfil @magasommelier. Vou contar sobre as aulas na ABS-RS (Associação Brasileira de Sommeliers aqui no Estado). Agora, se o seu sonho é outro, maravilha! Tem que correr atrás. O que não dá pra acontecer é ele ficar esquecido e abandonado numa gaveta. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias