Notícias



Ensino Superior

MEC divulga edital do processo seletivo do segundo semestre do Prouni

Inscrições abrirão em 11 de junho e poderão ser feitas até 14 de junho

22/05/2019 - 13h55min

Atualizada em: 22/05/2019 - 13h55min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira (22) o edital do processo seletivo do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni). O programa oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de Ensino Superior. Confira o edital neste site.

As bolsas integrais são destinadas aos estudantes com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos.

Para se inscrever é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e não ter diploma de Ensino Superior. Além disso, é necessário atender a pelo menos um dos seguintes requisitos: 

Ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública, ou em instituição privada como bolsista integral, possuir alguma deficiência; ser professor da rede pública, ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

As inscrições abrirão em 11 de junho e poderão ser feitas até 14 de junho. A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para o dia 18 de junho. Já a segunda chamada deve ser liberada em 2 de julho. O candidato pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de Ensino Superior (IES) para comprovação das informações em diferentes datas — na primeira chamada, de 18 a 28 de junho, e na segunda, de 2 a 11 de julho. A lista de espera, caso as vagas não sejam ocupadas, fica disponível no site para consulta pelas IES no dia 18 de julho.

A nota mínima estabelecida pelo MEC para participar no Prouni é de 450 pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem. O cálculo é feito a partir da soma das notas das cinco provas do exame e, depois, dividindo por cinco. Outra exigência é a de que o aluno não tenha tirado zero na redação.

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão.   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias