Notícias



Lami na lama

Barro dificulta a vida de moradores do Lami

Mesmo após alguns dias de sol, ruas seguem cheias de barro e buracos no bairro, dificultando a mobilidade dos moradores

06/06/2019 - 07h25min

Atualizada em: 06/06/2019 - 11h22min


Jéssica Britto
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Pedro só sai de casa se for de botas de borracha

As botas de borracha e as sacolas plásticas fazem parte do kit sobrevivência dos moradores da ruas A, B, C, E, F, e G, na Parada 21, no bairro Lami, extremo-sul de Porto Alegre. Tudo isso porque, quando não é água acumulada pela chuva, é o lamaçal que toma conta das vias. Dono de uma loja de material de construções na esquina da Estrada Otaviano José Pinto com a Rua C, Telmo Gomes, 37 anos, conta que com frequência recolhe da esquina as sacolas deixadas pelos pedestres que precisam ensacar os pés para sair de casa e caminhar até a estrada, que tem asfalto, e por onde passa o ônibus. 

— Vendo direto botas por causa dessa situação. O problema aqui é que não tem por onde escoar a água — explica.

A cada esquina há valões que dificultam ainda mais a situação dos moradores. O pedreiro Eroni Machado, 60 anos, conta que alguns motoristas não se arriscam a atravessar as ruas. Ele lembra que, há cerca de um mês, uma patrola da prefeitura trabalhou bairro, mas pouco adiantou.

— Semana passada (quando choveu todos os dias), a rua estava fechada, a água transbordava dos valos, e sempre foi assim, mesmo a gente pagando impostos — relata.

Conviver com estas circunstâncias já virou hábito para os moradores. 

— É um buraco dentro do outro. Na calçada deve ter mais um (buraco) parado esperando vaga para entrar — ironiza o aposentado Eloir Gomes,  79 anos. 

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Ruas ainda têm acúmulo de água mesmo após dois dias de sol

A Rua F é uma das mais prejudicadas pelo acúmulo de barro. Como não há calçadas, quem transita a pé não tem como escapar. Em dias de chuva, a água acumulada chega a um palmo da mão, segundo o aposentado Pedro Alberto Back, 64 anos, morador da rua desde 2014.

Leia mais
Creche concluída há 19 meses segue fechada na Zona Sul
Cadeirante encontra dificuldades para circular pelo bairro onde mora, em Porto Alegre
Grupo de voluntários percorre Porto Alegre de bicicleta para recolher e distribuir doações

— Na minha casa não entra água, fiz uma proteção de concreto, mas em outras entra. E não precisa de muita chuva para ficar assim  — disse o morador, que só sai de casa de galochas.

Cadeira de rodas

Oriovaldo Saldanha, 72 anos, pai de Igor Felipe, 28 anos, divide a rotina de problemas da família. Igor usa cadeira de rodas e, para sair de casa, precisa contar com ajuda de amigos, já que é impossível circular pela rua. 

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Eroni conta que problema é recorrente

— Ele sai de casa às 6h e volta às 22h30min. Um amigo pega ele de carro e leva até o asfalto para pegar o ônibus, pois ele trabalha no Centro como autônomo. Já estragou duas cadeiras de rodas, a última conseguimos recuperar — comenta o pai.

Perto dali, a situação das ruas também prejudica o trânsito dos ônibus. Segundo a EPTC, seis linhas que passam pela Estrada Luiz Corrêa da Silva, no mesmo bairro, estão sendo desviadas. São elas: 269, 267.2, 267.5, D67 e R67. Os desvios estão sendo realizados pela Estrada do Varejão, Estrada Otaviano José Pinto e Estrada do Lami, nos dois sentidos.

Trabalhos previstos para esta semana

Procurada, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informou, por meio de nota, que algumas ruas do bairro não possuem redes públicas de drenagem. Por este motivo, o escoamento da água da chuva é feito por meio de valas. Em alguns casos, segundo a prefeitura, trata-se de invasões.

Ainda conforme a nota, para solucionar os problemas com alagamentos e promover melhores condições de trafegabilidade das vias em todo o bairro Lami, são necessários projetos e obras estruturais de macrodrenagem de mais de R$100 milhões segundo o Plano Municipal de Saneamento (PMSB) de 2015. A Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) inicia ainda nesta semana o serviço de patrolamento no bairro.

Leia outras notícias em Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias