Notícias



Concurso Culinária

Campeã aos 80 anos: Helena é a vencedora do Concurso Culinária com a cuca de galinha

Vencedora do Concurso Culinária do DG e do Asun se recuperava de cirurgia quando soube da vitória. Receita foi ensinada por sua mãe

07/06/2019 - 08h16min

Atualizada em: 07/06/2019 - 15h14min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Entre os presentes, tem refrigerador e fogão

— Para fugir dos pratos comuns. 

Assim Helena Cardone Balestrin, 80 anos, define a receita que escolheu para participar do Concurso Culinária 2019. Como já havia participado em outra edição e não foi premiada, a moradora do bairro Teresópolis, zona sul da Capital, resolveu buscar alternativas em seu “arquivo de receitas” quando foi fazer a inscrição deste ano. 

— Vasculhei na minha caixinha de receitas, buscando as mais diferentes para chamar a atenção. Aí, achei a Cuca de Galinha, uma receita da minha mãe — recorda. 

A escolha foi certeira. Além de vencer a edição 2019 do concurso, Helena levou para casa praticamente uma cozinha nova. Ganhou fogão a gás, geladeira, forno microondas, liquidificador e batedeira. Os produtos foram entregues à Helena na tarde de ontem. E, mesmo se recuperando de uma recente cirurgia em um dos joelhos, ela fez questão de estar presente na cerimônia de premiação, realizada na sede do Grupo RBS, na noite de quarta-feira. 

— Já vou substituir os eletrodomésticos velhinhos por estes novos — comemora. 

Diego Soares / Viu Multimídia
Com Jacques Baptista, do Asun, e Cáren Baldo, do Diário Gaúcho

Tradição 

A receita de Helena foi a vencedora numa disputa com outras cerca de 1.500 sugestões enviadas por leitores por carta, e-mail ou depositadas em urnas do Asun Supermercados. 

Moradora de Capital desde o berço, Helena recorda o sucesso que a Cuca de Galinha fazia durante os encontros familiares de sua juventude: 

— Era um prato que minha mãe preparava toda a semana. Qualquer visita ou ocasião especial já tinha uma cuca, era tradição. Também saía um bolinho para acompanhar, mas o sucesso era todo da cuca. 

Com o passar dos anos, Helena quis aprender o preparo da iguaria, pois não queria esquecer o sabor depois que deixasse de morar com a mãe, Weleda Panitz Cardone. A iminente possibilidade de formar uma família também lhe motivava, pois queria manter o prato nos encontros. 

— Eu casei, tive três filhos e pude continuar fazendo a receita para eles. Durante um tempo, fiz muitos cursos de culinária, é algo pelo qual me interesso muito. Aprendi tantos pratos novos que a cuca estava meio esquecida, até eu procurar as receitas para o concurso — explica ela. 

Apesar de ter trabalhado como bancária durante seis anos, a moradora da Zona Sul conta que, na maior parte da vida, cuidou dos afazeres domésticos. Hoje, entre outras preparações das quais Helena se orgulha, estão bacalhau, dobradinha e um aperitivo chamado varinha de queijo — aliás, outra receita ensinada por sua mãe. 

André Ávila / Agencia RBS
Alegria em receber os prêmios

Surpresa no hospital

Com 80 anos completados recentemente, Helena estava em recuperação quando recebeu a notícia de que havia vencido o concurso organizado pelo Diário Gaúcho. Depois de uma cirurgia para colocação de prótese em um dos joelhos, a sala de recuperação era seu lar nos dias pós- operação: 

— Estava na cama quando me ligaram, nem acreditei. Foi uma sensação emocionante. 

Já em casa, ainda se recuperando da operação, a idosa diz estar mais contida na cozinha, para não comprometer sua saúde, mas garante que é a situação é momentânea. 

— Faço apenas o almoço, mas logo estarei totalmente recuperada — torce ela. 

Além da Cuca de Galinha, primeira colocada do Concurso Culinária 2019, outras 19 receitas também foram escolhidas pelos jurados. Os 20 pratos irão compor o livro do concurso. 

Confira outros vencedores

Na noite da última quarta-feira, os vencedores do Concurso Culinária do Diário Gaúcho, em parceria com Asun Supermercados, receberam seus prêmios nas dependências da sede do Grupo RBS, em Porto Alegre. Alguns dos nossos premiados não puderam estar presentes na cerimônia, mas 14 deles passaram por momentos de celebração e alegria durante a entrega, que foram registrados pelos nossos fotógrafos. Além de Helena e sua Cuca de Galinha, confira outras delícias campeãs em sabor!

Os demais vencedores, que não puderam comparecer à premiação, são:

/// 6º: Joice da Silva Araújo, (Escondidinho de Couve-flor com Molho Branco)
/// 7º: Marcio de Almeida Soares (Torta de Frango Zero Lactose)
/// 12º: Ana Cristina Oliveira Pimenta (Torta Gelada de Banana Frita)
/// 16º: Douglas Luiz da Silva (Bolo de Cenoura com Merengue e Nozes)
/// 17º: Maria do Carmo de Oliveira Torres (Minichurros no Copinho da Mary)
/// 19º: Ana Cristina Oliveira Pimenta (Kafta) 

 Leia notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias