Notícias



Seu Problema é Nosso

Depois de quase cinco anos, esgoto ainda vaza na Rua das Araras, em Alvorada

 Mau cheiro, moscas e sujeira tomam conta de partes da via

26/06/2019 - 10h30min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Mato e vazamento na rua onde Everton mora

A três meses de completar cinco anos, um bueiro entupido na Rua das Araras, Jardim Algarve, em Alvorada, segue testando a paciência de moradores. O Diário Gaúcho contou o dilema dos vizinhos em 17 de setembro. A prefeitura afirmou que resolveria o problema um dia depois. Porém, ficou só na promessa. 

Leia mais
Transporte escolar paralisado preocupa família, em Canoas  
Com câncer e trombose, menina precisa de remédio para tratamento
Menina com doença genética está sem aulas devido à falta de atendimento em casa 

— Eles (servidores) foram lá e só botaram tampas nos bueiros. Continuou jorrando a água. Cresceu mato, que se mistura com o esgoto e fica uma sujeira — conta o porteiro Everton Assis, 37 anos, que reside bem em frente a uma das bocas de lobo. 

O morador relata o constrangimento que o problema causa, dado que dejetos oriundos de pias ou banheiros acabam extravasando pelo bueiro. Mau cheiro, moscas e sujeira tomam conta de partes da via. 

Vistorias 

Em mais de uma oportunidade, devido às diversas reclamações feitas por Everton, equipes foram ao local, como dias após a publicação de 2018, para vistoriar, conforme a promessa do Secretaria de Obras e Viação. No entanto, os vazamentos seguem, conta o porteiro. 

— Falei com as equipes que vieram, e me disseram: “Tem bastante entulho, tem que vir um caminhão para fazer hidrojateamento”. Daí, foram almoçar e não voltaram mais. Então, no mesmo dia, o tal do caminhão apareceu, e o motorista disse “ precisamos da equipe” e foi embora também. Depois, voltaram só para colocar a tampa. 

Reclamações 

Desde 2015, as reclamações à prefeitura foram diversas, conta Everton. Algumas, resultaram em vistorias e visitas de equipes, como em 2017 e 2018. No entanto, frente à incomodação que a sujeira causava, o porteiro decidiu comparecer à sede do executivo municipal para pedir uma solução. 

— Eu conversei com eles lá na prefeitura, formalizei o protocolo, anexei fotos. É uma dificuldade, tu passa com o carro pelo esgoto e acaba sujando a garagem também. Não dá pra aguentar mais — afirma Everton. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Pedido feito à prefeitura

Solução para esta semana

A prefeitura de Alvorada, por meio do secretário de Obras e Viação, Liberto Mentz, afirma que já repassou a situação da Rua das Araras para a Corsan e que, “nesta semana, serão tomadas as devidas providências”. A Corsan foi contatada para confirmar as informações dadas pela prefeitura. No entanto, até o fechamento desta matéria, não foi enviada uma resposta. 

A prefeitura, porém, não definiu as medidas que serão tomadas nem explicou quais ações foram adotadas na época da primeira reportagem. 

Produção: Ásafe Bueno 

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias