Notícias



Papo Reto

Manoel Soares: "Verdade sem afeto é crueldade"

Colunista escreve nas edições de final de semana do Diário Gaúcho

29/06/2019 - 07h00min


Lauro Alves / Agencia RBS

Dizer a verdade é um dever. Porém, quando a verdade fere outras pessoas sem uma necessidade real, é pior que uma mentira. Conheço pessoas que adoram se gabar da sinceridade excessiva que têm. Algumas cometem "sincericídios" o tempo todo, não ligam se estão machucando pessoas. 

Leia outras colunas Papo Reto

Esta falta de sensibilidade, na verdade, é uma forma de exercer a crueldade com um verniz de coisa certa, mas o fato de colocarem uma fantasia de verdade em palavras cruéis não muda a intenção. Não quero dizer que devemos ser praticantes da mentira, mas do silêncio estratégico. Tem gente distribuindo verdades aí sem que ninguém lhe tenha perguntado nada. 

Em três situações

Por exemplo, o fato de um cara colocar uma mensagem idiota na rede social dele não me dá o direito de ir lá fazer críticas, só por achar que tenho direito de dizer a verdade. Eu, particularmente, só coloco minhas verdades na mesa diante de três situações: se minhas palavras forem ajudar de fato a mudar a realidade de pessoas, se me perguntaram algo a respeito ou se alguém que amo estiver equivocado. 

Mesmo assim, tento hoje fazer com que as minhas palavras doam o mínimo possível. Essa parada de que a verdade dói é relativa. Algumas verdades doem, outras machucam. Saber não deixar a verdade machucar é um ato de amor. Se hoje chegar à conclusão de que uma verdade que você tem vai machucar pessoas, a pergunta a ser feita é: qual a necessidade que tenho de dizer isso? Se não for algo fundamental, invoque seu direito ao silêncio e siga sua vida. Verdade sem afeto é crueldade, e crueldade é muito pior que a mentira.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias