ONG da Restinga oferece aulas de corte e costura para mulheres - Notícias

Vers?o mobile

 
 

Renascer da Esperança05/06/2019 | 05h00Atualizada em 05/06/2019 | 15h40

ONG da Restinga oferece aulas de corte e costura para mulheres

Iniciativa tem o objetivo de prepará-las para o mercado de trabalho e também ajuda no empoderamento das participantes

ONG da Restinga oferece aulas de corte e costura para mulheres Mateus Bruxel/Agencia RBS
Grupo aprende técnicas que podem ajudar a gerar renda Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

No saguão da ONG Renascer da Esperança, no bairro Restinga, zona sul de Porto Alegre, uma conversa demonstra o espírito de coletividade. 

— Não fica tensa, não te preocupa, eu nunca mexi em uma máquina e ajudei a fechar os saquinhos de pano. Precisamos dos erros para ter os acertos.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

O conselho partia da presidente da organização, Rozeli da Silva, 55 anos, para uma aluna da projeto Mãos Costurar É Arte, sobre a importância do aprendizado. Desde o dia 20 de maio, a ONG está oferecendo curso de corte e costura com objetivo de preparar mulheres que vivem em vulnerabilidade social e educandos para o mercado de trabalho, aumentando a busca por qualificação profissional. 

O projeto — que nasceu durante uma jornada de trabalho da presidente, gari do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) até 2018 —, teve início em 2015, já com viés de cooperativa, mas parou em 2017 quando a professora mudou de cidade. Em 2019, a ONG finalmente conseguiu retomar a iniciativa com a chegada da designer de moda Renata Nunes, 40 anos.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 23-05-2019: Projeto Mãos Custurar é Arte, da ONG Renascer da Esperança, no bairro Restinga, promove oficinas de corte e costura para qualificar moradores da região para o mercado de trabalho. A ação incentiva a organização produtiva do comércio justo e solidário, o consumo responsável e a autoestima econômica. (Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS)
Recursos da Justiça Federal ajudaram ONG a comprar equipamentos para os trabalhosFoto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Lista de espera

As inscrições foram abertas e uma lista extensa de interessadas logo mostrou que o sucesso do projeto era questão de tempo. Atualmente, 52 pessoas estão matriculadas e 90 aguardam por uma vaga. Para dar conta de atender a todos, Rozeli busca apoio de empresas e voluntários para conseguir abrir as portas de mais uma unidade da ONG no bairro. Um prédio novo, emprestado por um advogado, espera por ajustes para poder abrir as portas. Recentemente, a organização foi contemplada com recursos da Justiça Federal e conseguiu comprar matéria-prima e máquinas novas para a cooperativa, que até então, só tinha três equipamentos.  

— Queremos capacitar, profissionalizar essas pessoas, trabalhando com a sustentabilidade e com o empoderamento feminino. Queremos gerar renda para ONG e para as participantes. Se fortalecermos a estrutura, poderemos contemplar mais pessoas — destaca a professora Renata.

Leia também
Filhos de Rozeli: reportagem especial mostra histórias de crianças da ONG Renascer da Esperança
Instituto da Capital busca parceiros para aumentar atendimentos de equoterapia para crianças de baixa renda
Iniciativas valorizam a cultura africana e incentivam a autoestima em crianças e adolescentes de Porto Alegre

Comprometimento

Nos dois anos em que o projeto ficou parado, algumas alunas continuaram frequentando a ONG e produzindo material. Elas criaram desenhos e projetos que, agora, vão sair do papel. A ideia é que as novas turmas desenvolvam uma coleção com 10 peças e possam apresentar os produtos em um desfile. O curso deve ser concluído em setembro. A intenção também é trabalhar com a cooperativa sacolas ecológicas, saquinhos para pães, entre outros produtos, desenvolvendo o lado sustentável. Mais tarde, desenvolver uma coleção autoral.

— São pessoas que estão aqui e não têm renda, mas que não têm renda porque não tem o conhecimento — definiu Rozeli.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 23-05-2019: Projeto Mãos Custurar é Arte, da ONG Renascer da Esperança, no bairro Restinga, promove oficinas de corte e costura para qualificar moradores da região para o mercado de trabalho. A ação incentiva a organização produtiva do comércio justo e solidário, o consumo responsável e a autoestima econômica. (Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS)
Ajuda mútua e comprometimento com cada faseFoto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

— O comprometimento, a garra delas impressiona. Estamos engatinhando, mas engatinhando de forma muito rápida por esse ideal — completa Renata.

"Quero criar a minha própria marca"

A oportunidade de ter uma renda, no momento em que está desempregada, foi o que levou Laiza Rafaela de Souza, 23 anos, a se inscrever no curso e a ingressar na cooperativa.

— Não estou trabalhando, mas faço algumas faxinas. Quero aprender (a costurar) para fazer roupas para minha família. Vou absorver ao máximo de conhecimento e tentar trabalhar com isso — conta a mãe de três filhos, de três, cinco e seis anos.

O que Laiza vai produzir também cruza com o sonho da estudante Thais Bianca Carvalho, 16 anos. Ela foi uma das jovens responsáveis por criar os desenhos da coleção que será produzida pela nova turma. 

— É muito legal estar aqui, pois é difícil encontrar cursos de graça assim na Restinga. Quero ser modelo, dançarina e pretendo criar a minha própria marca.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 23-05-2019: Thais Bianca Carvalho, aluna do projeto Mãos Custurar é Arte, da ONG Renascer da Esperança, no bairro Restinga, durante oficina de corte e costura para qualificar moradores da região para o mercado de trabalho. A ação incentiva a organização produtiva do comércio justo e solidário, o consumo responsável e a autoestima econômica. (Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS)
Thais sonha em ter sua própria marca no futuroFoto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

O que a ONG precisa

/// Para a nova sede: divisórias, instalação e itens de elétrica e hidráulica, vasos sanitários
/// Para a cooperativa: um computador com boa capacidade para instalação de programas de design, como Photoshop e CorelDraw
/// Para o curso: bustos de moulage e máquinas de costura
/// A ONG Renascer da Esperança fica na Avenida Macedônia, 199, Restinga Nova
/// Contato: (51) 3266-0864

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 23-05-2019: A professora Renata Nunes e a presidente da ONG Rozeli da Silva em sala onde ocorre o projeto Mãos Custurar é Arte, na ONG Renascer da Esperança, no bairro Restinga. A iniciativa desenvolve oficinas de corte e costura para qualificar moradores da região para o mercado de trabalho. A ação incentiva a organização produtiva do comércio justo e solidário, o consumo responsável e a autoestima econômica. (Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS)
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros