Notícias



"Mais do que comida"

Prefeitura lança edital para novos restaurantes populares de Porto Alegre

Seis locais espalhados pela Capital vão servir cerca de 800 refeições por dia

05/06/2019 - 14h40min

Atualizada em: 06/06/2019 - 07h33min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Alberi Neto / Agência RBS
Prefeito Nelson Marchezan divulgou nome do projeto, que agora passa a ser chamado Prato Alegre

Em cerimônia na manhã desta quarta-feira (5), a prefeitura de Porto Alegre lançou edital de chamamento público para os novos restaurantes populares da cidade. Eles, aliás, ganharam um novo nome e identidade visual. Agora, os locais farão parte do projeto Prato Alegre. A tentativa do poder público é oferecer "mais do que comida", conforme o slogan apresentando durante o ato, no salão nobre do Paço Municipal.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Nádia Gerhard, confirmou que o chamamento público será para abertura de seis restaurantes: dois no Centro, dois na Zona Sul, um na Zona Norte e outra na Zona Leste. Juntos, os locais servirão 800 refeições ao dia.

– Descentralizamos para tornar mais acolhedor. Ajuda quem precisava se deslocar de longe para almoçar no antigo restaurante. É importante para quem precisa da mão amiga da prefeitura – citou Nádia.


“Exemplo nacional”

Em relação ao trabalho multidisciplinar – já que a prefeitura promete oferecer palestras, oficinas e até um painel com vagas de emprego disponíveis no Sine municipal aos frequentadores – a secretária fala em exemplo a nível nacional:

– Essa estruturação que estamos fazendo aqui, com atendimento social que vai além de somente servir o almoço, não tem em nenhum outro município. Seremos exemplo para o Brasil.

Leia mais
Como vão funcionar os novos restaurantes populares de Porto Alegre
Último restaurante popular da Capital encerra atividades

Questionada sobre a ampliação do público que será atendido, já que a prefeitura chegou a afirmar que somente moradores de rua estariam contemplados no novo modelo, Nádia citou o aumento no número de refeições servidas. 

– O que eu quis dizer era que no atendimento provisório, no Ginásio Tesourinha, somente moradores de rua seriam contemplados. Nos restaurantes novos, nós ainda não sabíamos. E os estudos feitos pela pasta mostraram que, além de beneficiarmos também famílias em situação de extrema pobreza e idosos vulneráveis, devíamos aumentar a quantidade servida, por isso serão 800 refeições por dia – explicou a titular da Smdse.


Tolerância 

Presente na cerimônia, o prefeito municipal, Nelson Marchezan, aproveitou a oportunidade para pedir tolerância com “as mudanças que a prefeitura vem tentando fazer na Capital”:

– Criticaram o fechamento do Restaurante Popular sem saber que iríamos apresentar alternativa. Não podemos ter um "complexo de Gabriela", de que "eu nasci assim, cresci assim e vou ser sempre assim". Esse novo modelo apresentado hoje é muito mais vantajoso para a prefeitura, para as organizações civis que se candidatarem a atender, e para os próprios usuários. Não tínhamos obrigação de manter o mesmo modelos de antes e, inclusive, fizemos algo melhor.

As propostas para o edital podem ser apresentadas até o dia 5 de julho. Os envelopes serão abertos no dia 9 de julho. A prefeitura diz que o processo deve "seguir os trâmites burocráticos para assinatura dos contratos". O objetivo é que os novos locais comecem a funcionar ainda neste ano.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias