Notícias



Esquadrão Praça Linda

Ações comunitárias já revitalizaram 12 espaços públicos na zona norte da Capital

Idealizador do projeto reúne voluntários interessados em ajudar e monta projetos para melhorar praças e tirar lixo de ruas, por exemplo

13/07/2019 - 05h00min


Jéssica Britto
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Maria Helena Bozza, Nilton César Lopes e Maria Inês: mãos à obra

Empunhando pás, pincéis, vassouras, lixas, entre outros equipamentos, moradores do bairro Rubem Berta, na zona norte da Capital, arregaçaram as mangas e colocaram fim a uma cena que há muito tempo incomodava quem transitava pela Rua dos Maias. Com vários focos de lixo espalhados pela via, a primeira atitude do grupo de voluntários foi fazer uma limpeza e levar beleza a diferentes pontos da rua, entre eles, a Praça Guapuruvu. A praça está localizada em frente a um grande condomínio residencial, com pouco espaço de convivência coletiva, mas com uma ampla área verde que até então era usada para o descarte irregular de lixo.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

O primeiro passo partiu do operador de logística Nilton César Lopes, 47 anos. Nilton é um dos fundadores do Centro Esportivo Cultural e Assistencial Vitória, localizado no Sarandi, e que oferece gratuitamente a cerca de 200 crianças e adolescentes, desde 2006, aulas de futebol. Nos últimos quatro anos, vendo espaços públicos subutilizados, Nilton começou a desenvolver um projeto paralelo que compreendia a revitalização de praças. 

O primeiro consistiu na implantação de uma área de lazer na Vila Dois Irmãos, no Rubem Berta. Moradores próximos fizeram o aterro, conseguiram a doação de brinquedos de uma outra praça que estava passando por troca de equipamentos e reaproveitaram. Na sequência, outros projetos foram surgindo, não apenas em praças, com a repaginada no campo de futebol da Vila São Borja e do muro da Escola Humaitá, ambos no Sarandi.

André Ávila / Agencia RBS
Maria Helena: "Realizar esse trabalho é fazer o bem, mas muito mais para mim, faz bem para minha saúde"

Cooperação

Ao todo, Nilton e um número indefinido de voluntários já deram cara nova a 12 espaços públicos de Porto Alegre. Segundo o operador, ele costuma abordar as pessoas, vizinhos dos locais e conhecidos, e convidá-los a participar do trabalho. Com o grupo formado, parte para a comunidade, pedindo ajuda de empresas, doações e apoio da prefeitura para as obras. No caso da Guapuruvu, a ideia de reformar a praça partiu de uma moradora do bairro que já conhecia o trabalho de Nilton. 

— Eu escrevo um projeto, abordo as pessoas, procuro ajuda da prefeitura para promover palestras de educação ambiental, montamos o grupo e partimos para os mutirões. Nunca é um grupo fixo e, não daria certo se fosse, porque as pessoas têm que ser identificadas com o local para manterem o interesse em fazer a manutenção — explica. 

Leia também
Moradores da zona norte de Porto Alegre adotam praça
Praça no bairro Porto Verde, em Alvorada, recebe atenção após reportagem do Diário Gaúcho

Mutirões e colaboração de grafiteiros

Muitas vezes é preciso retornar a pontos já reformados, como ocorreu na Vila São Borja, que pela terceira vez precisará passar por mutirão. Na Guapuruvu, um grupo de WhatsApp tem ajudado a organizar os encontros. Grafiteiros parceiros também colaboram ativamente. Cerca de 15 pessoas se empenharam nas reformas iniciais, sete delas de forma assídua, como a aposentada Maria Helena Pozza, 71 anos, e a cuidadora de idosos Maria Inês Ramos, 54 anos.

— Moro aqui há 30 anos e, quando cheguei, esse lugar era um lixão. Eu me sentia mal por isso. Sempre participei do orçamento popular, mobilizando as pessoas. Até estes dias nossas crianças não tinham onde brincar, as senhoras queriam aproveitar o sol, mas não tinha como. Realizar esse trabalho é fazer o bem, mas muito mais para mim, faz bem para minha saúde — relata Maria Helena.

A atitude é aplaudida por moradores locais. Na manhã fria de quarta-feira, as amigas Inês Oliveira, 37 anos, e Débora Dornelles, 38 anos, aproveitavam o sol em um banco recém construído na praça.     

— É muito bom para as famílias terem um espaço assim para conviver, interagir. Antes era sujo, tinha até móveis atirados que eram queimados, agora, as crianças estão aqui aproveitando — apontaram. 

André Ávila / Agencia RBS
Balanços novinhos e pintados, esperando a gurizada

Prefeitura aprova iniciativa

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) afirma que ações que envolvam a população no cuidado e zelo pelos espaços públicos têm total apoio da prefeitura. A SMSUrb realiza desde 2017 mutirões junto a comunidades, na melhoria de praças e revitalização de locais onde antes existiam focos de lixo, por exemplo.

 Além disso, caso haja interesse, praças, parques, canteiros e rotatórias de vias públicas também podem ser adotados. Porto Alegre possui 667 praças urbanizadas e nove parques urbanos. Dessas áreas, 70 já são adotadas. 

Em relação à limpeza e corte de grama destes espaços, com o Plano Verão de Capina de Praças e Ruas, entre novembro de 2018 e março de 2019, houve um aumento de 73% no número de praças atendidas, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Assim, a frequência que no inverno é de 90 dias para retorno em um mesmo ponto passou a ser, em média, de 45 a 60 dias. Além disso, as praças com registro de maior movimento, como as centrais, recebem equipes de varrição e limpeza diariamente. Reclamações e sugestões devem ser encaminhadas via fone 156 ou pelo app "Eu Faço POA".

André Ávila / Agencia RBS
Educar a população para cuidar das áreas também faz parte do projeto

Por onde o mutirão já passou

/// Revitalização do campo de futebol da Vila São Borja
/// Praça Maria Aparecida da Cunha
/// Praça Martins Ferreira de Carvalho
/// Praça Vilmar Bertelle
/// Praça da Gleba
/// Praça Dois Irmãos, na Vila Dois Irmãos
/// Praça Professor José dos Santos
//// Parque dos Maias
/// Praça Guapuruvu
/// Três pontos de focos de lixo revitalizados na Rua dos Maias
/// Revitalização dos muros da Escola Humaitá

Copie e replique boas iniciativas

Gostou da ideia e quer fazer algo parecido no seu bairro? Confira as dicas do Nilton:

 /// Faça um projeto de revitalização
/// Procure pessoas interessadas em participar
/// Monte um grupo de trabalho
/// Busque doações de materiais conforme o planejamento do projeto
/// Identifique quais são os serviços que só podem ser realizados pela prefeitura e busque a parceria
/// Tente recursos com a própria comunidade
/// Procure promover projetos sustentáveis, com reaproveitamento de materiais recicláveis, como pallets e pneus
/// Busque mudas de árvores e folhagens para o embelezamento do local
/// Promova a educação ambiental
/// Identifique multiplicadores nas comunidades, pois serão eles que irão engajar os moradores a cuidarem do espaço e a dar prosseguimento ao trabalho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias