Notícias



Cachoeirinha

Conhecida pelos buracos, Estrada do Nazário fica ainda pior após chuva forte 

Trecho da via que passa por Cachoeirinha ficou alagado nesta terça-feira, assim como o bairro no entorno

24/07/2019 - 21h45min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Omar Freitas / Agencia RBS
Margiele está preocupada com a possibilidade de mais chuva durante a semana

Em dias secos, já é preciso redobrar o cuidado para circular pela Estrada Passo do Nazário, em razão dos buracos e da pavimentação ruim. A via não é extensa, tem pouco mais de seis quilômetros, e está no limite entre Canoas, Esteio e Cachoeirinha. E foi no trecho que cruza esta última que a situação se acentuou, nesta terça-feira (24). 

Com a chuva, o Arroio Sapucaia, que passa sob a via, transbordou, deixando o caminho inseguro para motoristas e trazendo medo para os vizinhos do córrego. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Os dramas vividos por quem mora na região da Estrada do Passo do Nazário não são recentes. O Diário Gaúcho acompanha a situação há alguns anos, como mostram reportagens produzidas em junho de 2015, outubro de 2017 e setembro de 2018. Mesmo que o maior problema da via seja a falta de pavimentação, os alagamentos também preocupam. 

Limpeza

No trecho onde a estrada alagou, moradores relatam que a situação é causada pela falta de limpeza do córrego. Não foi só o Passo do Nazário que foi afetado, ruas adjacentes do bairro Meu Rincão sofreram com a cheia. A Rua Nova Pinheiro, por exemplo, sumiu diante das águas do Arroio Sapucaia. A pista ficou mais parecendo um rio, com direito a queda d’água e correnteza. 

Omar Freitas / Agencia RBS
Diante das dificuldades, alguns motoristas preferem buscar rotas alternativas

Vizinha do arroio, a dona de casa Margiele Lottermann, 32 anos, está preocupada com a chuva que vem por aí. Durante a madrugada desta terça, ela já havia elevado móveis para evitar perdas no caso de a água entrar na residência. Mesmo com o terreno alto e uma espécie de banco de areia protegendo os fundos da casa, que dão na Rua Nova Pinheiro, Margiele está apreensiva:

– A água está subindo rápido. Da última vez que foi assim, alagou a casa. Se a prefeitura aparecesse para limpar o arroio, seria melhor.

Leia também
Estrada do Nazário: aqui, o desafio é trafegar
Estrada Passo do Nazário sofre com a falta de manutenção, na Região Metropolitana

Na manhã desta terça, Margiele aguardava a chegada de um vizinho, que deixaria o carro estacionado no seu pátio, pois a rua onde ele mora já estava alagada.

Com tanta chuva, nem todos os motoristas se arriscavam na travessia. Em alguns casos, ao depararem com a água, davam meia-volta. Foi o caso do fornecedor de refeições industriais Rafael Moura, 30 anos. Morador da região, ele diz ser comum o nível do arroio subir e afetar a circulação dos veículos na Passo do Nazário:  

– Não quero arriscar, vou buscar outro caminho. Faz uns cinco anos que vejo esse problema se repetindo.

Omar Freitas / Agencia RBS
Rua Nova Pinheiro virou rio

Prefeitura fará vistoria no local

Responsável pelo trecho no qual a reportagem circulou nesta terça, a prefeitura de Cachoeirinha confirmou que o local é um ponto onde alagamentos acontecem frequentemente. Segundo a assessoria de imprensa do município, equipes da prefeitura devem ir até o bairro amanhã. 

A administração diz que, há um ano, realizou trabalho de limpeza na região: “quando há um volume de chuvas muito grande, como agora, o arroio não dá conta de escoar. Ele vem desde Esteio. A limpeza foi feita realmente há um ano, mas a prefeitura foi notificada por fazer isso pois no trecho há maricás (árvores), protegidos pela legislação”. 

O município afirmou, ainda, que tem conhecimento da necessidade de uma intervenção maior na área e que “a obra, de canalização tem custo muito alto e precisa da concordância e cooperação dos outros municípios, como Canoas e Esteio”. Porém, não especificou quando e se estes trabalhos serão realizados.

Omar Freitas / Agência RBS



MAIS SOBRE

Últimas Notícias