Notícias



Perguntas e respostas

Entenda o que é e para que serve a PPP da Corsan

Nove cidades da Região Metropolitana estão incluídas no plano, que deve aumentar a coleta e o tratamento de esgoto

11/07/2019 - 05h00min


 

Fernando Gomes / Agencia RBS
Arroio Feijó, em Viamão, onde esgoto é descartado

A Parceria Público-Privada (PPP) que a Corsan vai implementar em nove cidades da Região Metropolitana tem como meta coletar e tratar, até 2030, 87,3% do esgoto das cidades de Alvorada, Canoas, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão.  Confira perguntas e respostas sobre este assunto.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

O que é uma PPP?
Uma PPP é quando contratos de prestação de serviços de médio e longo prazos (neste caso, será de 35 anos) são firmados pela administração pública com empresas privados. 

A Corsan será privatizada?
Não. A Corsan fará um contrato de concessão administrativa com um parceiro privado para a operação de serviços de esgoto para os próximos 35 anos. Após esse período a infraestrutura implementada e a operação voltam 100% para a Corsan.

O investimento será em serviços de água ou apenas esgoto?
A PPP é limitada a serviços de esgoto, com execução de obras de infraestrutura, ampliações e melhorias. Os serviços de água continuarão sendo totalmente operados pela Corsan.

Quando as obras começam?
Apenas em 2021, segundo previsão da Corsan. O edital da licitação será lançado em agosto, o contrato com a empresa vencedora deve ser assinado até o final deste ano e a empresa terá todo o ano de 2020 para adaptações e projetos. As obras só devem começar no ano seguinte. 

A conta da água vai aumentar?
Para quem já tem serviço de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na conta, não muda nada. Quem ainda não tem o serviço de tratamento de esgoto na sua casa, terá de contratá-lo junto a Corsan quando as obras estiverem concluídas no seu endereço. O serviço de água e esgoto representa um acréscimo de 45% no valor da conta. 

Como conectar-se ao serviço de esgoto?
Para solicitação de nova ligação de esgoto o usuário deve procurar a Corsan nos seus escritórios locais ou pelo Call Center (0800 646 6444). A partir da vistoria das instalações será instruído ao cliente as medidas que ele deverá tomar, os prazos para conexão, custos e outros serviços.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias