Notícias



Longevidade

Gêmeos de Porto Alegre comemoram 103 anos

A família de Godofredo e Francisca reuniu-se na clínica onde o idoso vive há dois anos e meio, no bairro Tristeza

03/07/2019 - 18h46min


Jéssica Britto
Enviar E-mail
Isadora Neumann / Agencia RBS
Irmãos trocaram abraços e carinhos no dia especial

Entre afagos, amor e muito carinho, os gêmeos Godofredo Fay Neto e Francisca Fay Medina comemoraram mais um ano de vida nesta quarta-feira (3), em Porto Alegre. O aniversário duplo, por si só, já é motivo para comemoração, mas o que chama a atenção é a idade dos aniversariantes: 103 anos, muito bem vividos, aliás. 

O Diário Gaúcho acompanha a trajetória dos irmãos desde quando celebraram seu centenário, em 2016. Assim como no ano passado, a comemoração deste ano ocorreu na Villa Argento, no bairro Tristeza, clínica onde Godofredo vive há dois anos e meio. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Francisca, a Chiquita, e Godofredo, o Netinho, nasceram no bairro Glória, na Capital, em 3 de julho de 1916. Ele foi bancário e ela comerciante, dona de uma loja de tecidos e aviamentos no bairro Santana. Cada um teve quatro filhos. Os irmãos são os únicos que permanecem vivos entre os seis filhos de Mário e Isabel.

De acordo com a neta de Chiquinha, Paula Medina Cavalli, 45 anos, os dois sempre foram muito ligados. Na semana passada, Godofredo esteve internado por quatro dias em função de problemas na próstata. A irmã não chegou a ficar sabendo. 

— Mas ela sentia, estava triste, não queria sair da cama, chorava. Depois que ele saiu do hospital, ela melhorou. Até hoje de manhã (quarta-feira), não lembrava que era o seu aniversário, mas queria vir no aniversário do irmão. Depois, se deu conta que era dia do aniversário dela, também — conta Paula.

Leia também
Irmãos gêmeos comemoram 100 anos em festa de família na Zona Sul

Viver intensamente

Normalmente, é Francisca que apresenta melhores condições de saúde e que visita o irmão. Desde de 2015, ela mora no andar de baixo da casa da filha Marlene Fay Medina, 68 anos, no bairro Teresópolis, na companhia da gata Liza, da cadelinha Fofa e da cuidadora Lucimara Almeida, 39 anos. Até os 80 anos, segundo contam familiares, ela ainda andava a cavalo. Até hoje, acompanha filhos e netos nas viagens de turismo. 

Isadora Neumann / Agencia RBS
Família reunida na clínica onde vive Netinho

Nesta quarta, sentada à frente de uma mesa recheada de doces e salgados, a aposentada encheu o irmão de beijos e abraços, enquanto segurava firme a sua mão e pedia que conversasse com ela. Mesmo debilitado, Netinho ajudou a soprar as velinhas do bolo duas vezes e sorriu, timidamente, ao ser chamado pelos convidados.   

— É um privilégio poder conviver com eles por todo esse tempo. Meu pai sempre foi muito responsável, preocupado com os filhos — detalha Paulo Fay, 73 anos. 

E a receita para uma vida longeva e repleta de amor? Dona Francisca revela:

— É viver de todo jeito!

Isadora Neumann / Agencia RBS
103 anos muito bem vividos

Guinnes Book?

O neto de Godofredo, Rafael Fay, que mora nos Estados Unidos, encaminhou no final de abril para o Guinnes Book uma documentação na tentativa de provar que os irmãos seriam o casal de gêmeos mais velhos do mundo. Até então, a família não obteve retorno. 

Neste ano, uma japonesa de 116 anos foi considerada a pessoa mais velha no mundo. A proclamação oficial foi celebrada no lar para idosos onde vive, em Fukuoka, no oeste do Japão. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias