Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: dia de muito colinho, amor e agradecimento

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

26/07/2019 - 10h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS

Afinal de contas, hoje é dia da vó ou do vô também? No calendário católico, 26 de julho marca o Dia dos Avós em homenagem a Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria. Então por que as homenagens acontecem muito mais pra elas do que pra eles? Tem até aquela frase famosa que diz " vó é mãe com açúcar". Seria o vô um pai sem sal? Acho que é uma questão cultural. Desde os tempos mais remotos, demonstrar amor e cuidar da prole eram tarefas exclusivamente femininas.

Mas a vida seguiu em frente e o mundo evoluiu, né? As mulheres conquistaram novos papéis. Por mais que adorem, as avós descobriram que não precisam viver só em função dos netos (o que é saudável). Os provedores do passado deram lugar a pais mais carinhosos, que participam ativamente da vida dos filhos. Os avôs não ficaram pra trás. Ganharam uma segunda chance de curtir a infância de quem amam. Se o joelho permitir, eles se jogam no chão pra brincar e sabem tudo da rotina dos netos.

Leia mais colunas da Maga

Abraçar

Só conheci um dos meus avôs, e adorava desenhar com ele. Tive duas avós maravilhosas, que me abasteceram de lembranças lindas. Não posso mais abraçar, beijar ou ligar pra elas. Mas sempre acompanhei de perto as avós e os avôs dos meus filhos. Só tenho a agradecer tanto amor e dedicação. É como a minha mãe disse uma vez, sem disfarçar a emoção: "depois eles crescem, levam a gente de carro pra praia, e nós vamos no banco de trás viajando no tempo, lembrando deles pequeninhos". 

Você tem vô e vó vivos? Que inveja!! Aproveita cada minuto a presença deles. Hoje e todos os dias. Ajuda, acompanha, agradece, visita, leva pra passear, conversa bastante, come bolo junto, brinca, joga carta, ouve suas histórias. Você tem netos ou netas? Aproveita cada minuto a presença deles. Se já cresceram, usa as redes sociais pra se aproximar. Pede dicas de músicas, séries e filmes. Eu desejo que todos os pais permitam que os avós participem bastante da vida dos seus netos. Feliz Dia! 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias