Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e a linguicinha de urso

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

03/07/2019 - 10h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS

Você já comeu carne de urso? Sabia que se come esse tipo de carne? Eu nunca tinha cogitado a possibilidade! Quando penso em urso, lembro de filmes de aventura. De urso de pelúcia. Do fofo urso panda. Dos ursos polares da propaganda da Coca Cola. Do Urso do Cabelo Duro, desenho que eu amava na infância. Imagina a minha cara de espanto ao ver carne de urso pra vender num mercado na Suécia. Pareciam pacotes normais de carne embalada, até eu reparar num desenho do bicho.

Pela quantidade de linguicinha de urso à venda, deduzi que o pessoal gosta bastante. Tirei foto, claro. As surpresas não pararam aí. Segui bisbilhotando as comidas e encontrei carne de rena!! Eita! Sério que eles comem as renas do Papai Noel?!, pensei comigo mesma. Tentando ignorar esse fato, voltei no setor dos ursos e conversei com o atendente. Um garoto loirinho que muito deve ter dormido abraçando seu urso de pelúcia. "É um sabor forte", me disse. Forte como abraço de urso?

Leia mais colunas da Maga

Estranho

O legal de viajar é conhecer hábitos culturais diferentes. O que é estranho pra nós é normal pra eles. Vaca é sagrada na Índia. Lá, nem pensar um bifinho na chapa. Não comem insetos na Tailândia? Chineses apreciam carne de cachorro, vai entender. Aliás, veganos e vegetarianos nem querem entender. Não aceitam e ponto final. Cada um sabe de si, né? Eu, que sou carnívora, não consigo comer coelho. Ovelha também é complicado de encarar. Se for comer, nem dá pra pensar muito.

Como quarta é dia de receitas no DG, lembrei de contar essas curiosidades. Calma lá que eu trago informações mais fáceis de engolir. Na Suécia existe um costume bem bacana: o Fika. É o nome que eles dão pra fazer uma pausa e tomar café. Mas tem que ter bolinho de canela junto! É quase um ritual no cotidiano deles. Fiz questão de viver um momento Fika na viagem. É bem gostoso, viu? Ô DG, ensina pra nós uma receita de bolinho de canela? Eu ajudo com o título da matéria: "Fica pro Fika". 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias