Magali Moraes: precisa ter arroz no churrasco? - Notícias

Vers?o mobile

 
 

Coluna da Maga12/07/2019 | 10h00Atualizada em 12/07/2019 | 10h00

Magali Moraes: precisa ter arroz no churrasco?

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

 

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 18-12-2018. Magali Moraes - colunista no Diário Gaúcho. (FERNANDO GOMES/AGÊNCIA RBS)
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Pra mim, não. E pra você? Esse é um  assunto polêmico. Já que hoje é quase fíndi e vem aí o sagrado churrasco, resolvi perguntar sua opinião. Conforme a casa, chega a ser ofensa pra quem assa a carne. Se colocar arroz na mesa, vai tirar a fome do pessoal. Arroz é dia a dia, churrasco é cardápio  especial. Poderia ser só carne, sal grosso e carvão. Mas tem salsichão, pão com alho, coração, farofa, salada verde e de maionese. Precisa mesmo de arroz? Ouvi essa pergunta um dia desses. A resposta ficou no ar. 

 Leia mais colunas da Maga 

Quem tem criança pequena, dificilmente  escapa. Desmama quando do arroz no churrasco? Senão ela vai crescer pedindo. Deixa a costela roubar a cena! E tem outra: fazer arroz vai sujar o fogão. Queremos que a sujeira se concentre na churrasqueira. Eu troco esse arroz por abobrinha ou pimentão na grelha.  Aí, sim! É saudável e prático. Aliás, olha a dica que ganhei de uma chef assadora: experimenta tirar as comidas do forno e trazer pra churrasqueira. Peixe, legumes, batata. Tudo fica delicioso.

Hábito

Esse arroz com churrasco é gula ou  apenas força do hábito? Nada contra, veja bem. Eu só acho melhor guardar o arroz pra mais tarde, quando bater a fome. É carreteiro que chama? Existe coisa mais gostosa do que arroz abraçadinho em pedaços bem picados da maminha que sobrou? Na churrasqueira,  a brasa do carvão ainda arde. Na panela, a água vai secando e dando liga da carne com o arroz. Se colocar por cima queijo ralado e temperinho verde, Deus nos acuda! Posso repetir?

Tava aqui pensando. Talvez eu esteja  sendo purista demais. Não sei como se come churrasco na fronteira e no interior. Tem arroz sempre na mesa? E se for arroz de leite na hora da sobremesa? Desconfio que é coisa de espeto corrido, que serve tudo junto. Polenta, pastel, picanha, lombinho, massa  e até sushi. A gente acostuma a misturar. Só sei que esse assunto deu fome. Vai ter churras no domingo. Sem arroz! E pode caprichar no pão com alho.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros