Notícias



Receita do Leitor

Receita da Denise: aprenda a fazer o peixe grelhado com espinafre e gorgonzola

Nutricionista aposentada, Denise Beatriz Ribeiro, de Porto Alegre, prepara o peixe com um molho especial, de espinafre e queijo 

24/07/2019 - 13h00min


Robinson Estrásulas / Agencia RBS
Leitora utilizou a nova coleção Bela Família Jantar

É em um caderno de receitas que Denise Beatriz Ribeiro, 62 anos, moradora do bairro Santana, na Capital, registra as delícias inventadas por ela e, também, aquelas que são passadas por familiares. A nutricionista aposentada, que por anos supervisionou cozinhas de restaurantes, hoje atua em casa, cuidando da alimentação da família. 

— Ao longo dos anos, eu venho juntando receitas. Minha irmã faz comidas legais e me passa, aí eu também testo. Minha mãe era uma excelente cozinheira, me passava muitas receitas. Fui anotando — relembra Denise. 

Hoje, na Receita do Leitor, ela mostra uma preparação que faz há mais de 15 anos, o peixe grelhado com espinafre e gorgonzola: 

— É um prato que eu gosto de fazer. Além de saboroso, agrega valor, pois é rápido de preparar. 

Segundo Denise, sua intenção como nutricionista sempre foi levar o prazer às pessoas por meio de uma comida saborosa e bem temperada. Em casa, a ideia não é diferente: 

— Minha família sempre se reuniu em volta de uma mesa para comer uma boa comida. Esse peixe é uma das receitas de família feita para introduzir o peixe na alimentação e sair um pouco da carne vermelha. 

De acordo com Denise, o ingrediente mais caro é o queijo gorgonzola, mas o prato requer pouca quantidade. 

— Se seguir o passo a passo, é uma receita fácil. Vale a pena experimentar! — afirma a nutricionista. 

Teste da coleção de jantar

 A convite do Diário Gaúcho, Denise testou a nova Coleção Bela Família Jantar, composta por cinco peças em cerâmica: quatro pratos rasos de jantar e uma travessa. O conjunto segue com as estampas do Bela Família Café. 

No caso de Denise, ao pensar na cor que combinaria com sua receita, escolheu a cor marrom. 

— Oxford é uma louça boa, eu adorei.! As cores são perfeitas escolhas para utensílios de cozinha, com certeza valoriza qualquer receita. A marrom achei chique, o amarelo achei mais alegre. Os dois são lindos!

Os selos para o novo conjunto sairão na capa do Diário Gaúcho a partir de amanhã — 70 selos dão direito a uma das coleções, em amarelo ou em marrom. 

MEU SEGREDINHO
Para tirar cheiro de peixe e de frango da cozinha, Denise molha um pano com vinagre e passe nas bancadas e na mesa. Ela usa a mesma técnica para higienizar o micro-ondas e a lava-louças. 

PEIXE GRELHADO COM ESPINAFRE E GORGONZOLA

INGREDIENTES

Peixe
/// 4 filés de peixe (abrótea, linguado, anjo, cação ou tilápia)
/// Sal, pimenta do reino e suco de limão a gosto
/// Farinha de trigo para empanar
/// Óleo para grelhar 

Molho branco
/// 1 xícara (chá) de leite
/// 1 colher (sopa) farinha de trigo
/// 1 pitada de noz-moscada
/// 1 pitada de sal
/// 1 xícara (chá) de espinafre cozido e picado
/// 1 xícara (chá) de queijo gorgonzola picado 

PREPARO

1º PASSO: Tempere o peixe com sal, pimenta do reino e suco de limão. Deixe descansar por 15 minutos. 

Robinson Estrásulas / Agencia RBS

2º PASSO: Empane os filés com farinha de trigo e leve ao fogo em uma frigideira com óleo. Grelhe dos dois lados até ficar dourado. 

3º PASSO: Misture o leite e a farinha de trigo em uma panela e leve ao fogo sem parar de mexer. Acrescente noz-moscada e sal. Quando o molho branco engrossar, coloque o espinafre picado e retire do fogo. 

4º PASSO: Em uma fôrma, coloque os fi lés dourados e cubra com o molho branco. Após, coloque o queijo gorgonzola e leve ao forno. Deixe gratinar até dourar. 

DICA: O peixe pode ser acompanhado por batatas cozidas ou massa talharim na manteiga. Nesta receita, a batata foi gratinada no forno junto ao peixe. 

RENDIMENTO: duas porções
TEMPO DE PREPARO: 1 hora

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
Quem pode participar?
 /// Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.
O que é preciso enviar?  /// Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.
Para onde e como eu envio?  /// Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Ipiranga, 1.075, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90169-900.

Produção: Caroline Tidra



MAIS SOBRE

Últimas Notícias