Notícias



Seu Problema é Nosso

Risco de transbordamento de córrego preocupa moradores de Cachoeirinha

O problema que afeta as ruas Pacaembu e Panamericana, no Parque da Matriz, é causado por um valão com histórico de cheias

09/07/2019 - 11h00min


Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Segundo moradores, o valão está assoreado

Para quem vive nas ruas Pacaembu e Panamericana, no Parque da Matriz, em Cachoeirinha, o frio intenso não é a única preocupação que surge com a chegada do inverno. A aproximação do período de chuvas traz de volta outro velho conhecido dos moradores: o risco de alagamentos. Isso porque, na região de encontro das vias, há um valão com histórico de cheias. 

Leia mais
Escola de São Lourenço do Sul se mobiliza pela construção de um laboratório de Ciências
Após mais de quatro anos de espera, idosa consegue cirurgia
João precisa de creche perto de casa 

Segundo o líder comunitário Luis Carlos Azevedo, 44 anos, a situação é alarmante: 

— O córrego está assoreado. Com qualquer chuva, ele enche e extravasa. Já houve anos em que a água chegou às casas, e tememos que ocorra de novo. Além disso, é um fedor insuportável e, no verão, o valão atrai muitos mosquitos. 

Diante dos problemas, moradores solicitaram a limpeza à prefeitura. Segundo Luis Carlos, os secretários municipais de Infraestrutura e Serviços Urbanos e do Meio Ambiente estiveram no local em 4 de junho. Na ocasião, conforme o morador, ficou acertado que o serviço seria feito nos próximos dias. Contudo, mais de um mês se passou, e nada foi feito. 

— Precisamos que a limpeza seja feita. Sem isso, o perigo é constante, pois, se começar o período de chuvas intensas, vai haver inundação. Nós já começamos a entrar em pânico, pois todos os anos temos que pedir para que limpem e sabemos que, a cada vez que entramos em contato com a prefeitura, é um jogo de empurra — conta o morador. 

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
No mês passado, a água quase invadiu as casas

“Desculpas” 

Alguns dias depois, Luis Carlos procurou a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos a fim de cobrar a realização do serviço. Segundo ele, foi informado de que a limpeza não poderia ser feita, pois era necessária a emissão de uma licença ambiental relativa a árvores nativas presentes nas margens do valão. Diante disso, ele relata ter feito contato com a Secretaria de Meio Ambiente, quando foi informado de que todas as licenças estavam em dia. 

Desse modo, contatou novamente a pasta da Infraestrutura e Serviços Urbanos, a fim de contestar as informações. Por fim, o morador afirma que a Secretaria alegou que não possuía o equipamento necessário para realizar o serviço. 

— A cada dia, eles inventam uma desculpa diferente. A última limpeza bem feita foi em 2015, quando houve uma enchente grande. Depois disso, só tiram um pouco de lixo, dão uma roçada, e vão embora — relata Luis Carlos. 

“Me sinto humilhada” 

A vendedora Janaína Cardoso, 43 anos, também sofre com os alagamentos na região.Moradora da Rua Panamericana, ela se sente insegura diante da falta de solução para o problema. 

— Quando começa a chover, já nos desesperamos. Não precisa nem ser um volume tão grande de água. Com 30 minutos de chuva constante, já alaga tudo. O que nos resta é contar com a sorte, já que, com a prefeitura, não dá para contar — relata a moradora, e emenda: 

—Me sinto humilhada, pois parece que estão brincando conosco. Nosso IPTU é caro, mas não vemos retorno. Toda vez temos que ficar pedindo o mínimo, quando, na verdade, é um direito nosso. 

Sem previsão 

Segundo a assessoria de imprensa de Cachoeirinha, “a prefeitura confirma a entrada da demanda e está analisando o que poderá ser feito”. Não foi informado prazo para que a limpeza e o serviço de desobstrução sejam realizados. 

Questionada sobre os motivos pelos quais os serviços ainda não ocorreram, conforme foi acertado com a comunidade, bem como sobre a necessidade de licenças ambientais e a falta de equipamento relatadas por Luis Carlos, a prefeitura não se manifestou. 

Produção: Camila Bengo

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias