Notícias



Receita do Leitor

Sobremesa da Rose: aprenda a fazer Natas do Céu

De origem portuguesa, com um toque diferenciado da leitora de Canoas. Hoje, na Receita do Leitor, ela mostra o passo a passo de como preparar um doce leve e delicioso

31/07/2019 - 10h40min


Robinson Estrásulas / Agencia RBS
Resultado de um desafio proposto à confeiteira

A confeiteira Rosângela Silva Martins, 52 anos, de Canoas, fez uma adaptação da Natas do Céu, sobremesa típica de Portugal. Há sete meses, Rose, como é conhecida, trabalha na cozinha do Hotel Intercity Aeroporto, na Capital. Lá, foi desafiada pelo chefe, português, Domingos Brandão, 46 anos, a reproduzir o doce: 

LEIA MAIS
Receita da Denise: aprenda a fazer o peixe grelhado com espinafre e gorgonzola
Novidade no DG: aprenda a preparar o bolo de abobrinha da Jane
Conheça o segredo do pudim de leite que deixa a Maga com água na boca 

— Pedi para a Rose fazer um doce que minha mãe fazia em casa, quando a família se reunia. O sabor me remete à infância — relembra ele, coordenador de alimentos e bebidas do hotel. 

Inspirada pela ideia, Rose faz as Natas do Céu para o bufê do hotel que, segundo ela, são um sucesso. O toque pessoal é colocar a casca de meio limão no preparo do creme de ovos. 

— O nome do prato instiga a curiosidade. E é um doce gostoso para degustar após a refeição, pois é leve — conta Rose. 

E o chefe completa: 

— É uma sobremesa simples de se fazer, com doçura suave. A doceria portuguesa é muito rica em receitas como essa. 

Robinson Estrásulas / Agencia RBS
Com seu chefe, Domingos

Bolos “raiz” 

Foi fazendo bolos para aniversários que Rose começou sua trajetória como confeiteira. Segundo ela, seus bolos são “raiz”, aqueles com brigadeiro de panela e decoração caseira: 

— Eu amo fazer doces e, quando há amor envolvido, sempre dá certo! 

Leitora do Diário Gaúcho, ela já participou de várias promoções. Em 2005, na seção “Cozinha dos Leitores”, Rose mostrou como fazer um Pavê de Ano-Novo. Além da relação com o jornal, Rose conta que a rádio 92 (92.1 FM) embala as produções na cozinha do hotel.

MEU SEGREDINHO
— Se o creme de ovos talhar durante o preparo, a solução é bater o creme quente no liquidificador. A receita não está perdida — explica a doceira, garantido que, após bater, a mistura volta a ser cremosa. 

NATAS DO CÉU

INGREDIENTES
✔  400g de nata
✔  150g de bolacha Maria triturada
✔  5 ovos ( com claras e gemas separadas)
✔  1 pau de canela
✔  Casca de 1/2 limão
✔  50g de açúcar para o merengue
✔  100g de açúcar para o creme de ovos
✔  100ml de água

PREPARO

1º PASSO: Bata as claras até que fi quem no ponto de neve. Acrescente o açúcar aos poucos e continue batendo até chegar ao ponto de merengue. 

2º PASSO: Em outro recipiente, bata a nata até o ponto de chantilly. Após, misture ao merengue, mexendo com cuidado até ficar um creme homogêneo. 

3º PASSO: Numa panela, coloque as gemas peneiradas, o açúcar, a água, a canela e a casca de limão. Leve ao fogo brando até engrossar. Quando alcançar o ponto de creme, desligue o fogo. Retire o pedaço do limão e o pau de canela. Estão prontos os cremes e a bolacha triturada. 

Robinson Estrásulas / Agencia RBS

4º PASSO: Para a montagem em taças individuais, coloque uma camada de creme de nata com merengue e uma camada de bolachas. Repita mais uma vez o mesmo processo. Por último, cubra com o creme de ovos. Decore e sirva gelado. 

RENDIMENTO: 8 a 10 porções individuais ou uma travessa pequena
TEMPO DE PREPARO: 1 hora 

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar?
Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG. 
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você. 
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Ipiranga, 1.075, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90169-900. 

 Produção: Caroline Tidra 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias