Notícias



Seu Problema é Nosso

Após dois meses em falta, medicamento para reumatismo tem entrega normalizada, em Porto Alegre

O remédio ameniza as dores e melhora a qualidade de vida de quem sofre da doença

09/08/2019 - 08h00min

Atualizada em: 09/08/2019 - 15h09min


Ana Tem sua mobilidade melhorada pelo uso da medicação

A notícia é boa para quem usa o medicamento injetável abatacepte 125 miligramas, fornecido pelo Ministério da Saúde (MS) para tratamento de reumatismo. A substância teve sua entrega normalizada em 19 de junho, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES). 

O remédio estava em falta desde abril para a dona de casa Ana Jupira Severo Fernandes, 46 anos, moradora da Restinga, em Porto Alegre. Ela, que sofre de artrite reumatoide _ uma doença inflamatória que afeta as articulações do corpo _, tinha que lidar com dores e problemas de locomoção. O uso do medicamento melhora seu quadro, permitindo mais facilidade em sua mobilidade.

Leia mais
Após um mês, estudantes de escola interditada em Balneário Pinhal retornam às aulas  
Finalização de ginásio em escola de Gravataí ficou na promessa
Escadaria no bairro São José, na Capital, continua precária 

— Agora melhorou bastante, estou conseguindo caminhar sem ficar trombando nas pedras. Estou até saindo sozinha já. O remédio melhorou muito (a rotina). Eu estava piorando sem tomar, meus dedos ficaram enrijecidos, doloridos, porque parei o tratamento bruscamente — conta a dona de casa.

Tratamento

O abatacepte é obtido por Ana na  Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado, no centro de Porto Alegre. O medicamento é um dos necessários para que ela consiga ter melhor qualidade de vida. O tratamento deveria ter uma avaliação a cada seis meses. No entanto, devido à interrupção, Ana afirma que houve piora do seu quadro. Ela teve que reiniciar o tratamento. E não havia alternativas senão aguardar já que, na rede privada, o abatacepte pode custar mais de R$ 7,5 mil a caixa com quatro doses_ longe das possibilidades financeiras da dona de casa.

— Agora, está vindo certinho e já estou pegando as unidades pela terceira vez. Liguei para a Farmácia e está tudo normal. Outras pessoas com quem conversei também já receberam a medicação. Estou mais tranquila — relata Ana, que necessita de uma dose semanal da injeção.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Abatacepte foi entregue conforme o prometido

Promessa

Em reportagem de 13 de junho deste ano, quando o Diário contou a história de Ana, a SES informou que o MS havia agendado a entrega do abatacepte para o dia 19 de junho. Porém, não citou data para o produto estar disponível na  Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado. No entanto, no dia informado para entrega, Ana recebeu a ligação de que o remédio já estava disponível.

—Não pensei duas vezes. Fui lá e peguei quatro, para o mês todo — conta a dona de casa.

"Só consegui pelo Diário"

Sem ter esperanças, a leitora procurou o Diário para tentar expor seu problema. Na época da reportagem, Ana estava há mais de dois meses sem a medicação.

—A única coisa que adiantou foi o Diário. Eu procurei vários lugares. Ligava para a farmácia todos os dias e não conseguia. Só diziam que estava em falta. Hoje, eu digo para as pessoas com que converso: "só consegui pelo Diário". Eu agradeço muito — afirma.

Ministério da Saúde é o responsável

A SES informou que o abatacepte 125 miligramas é adquirido pelo MS e repassado aos Estados. Então, a administração estadual envia o produto às farmácias. A pasta também confirmou a data de entrega no dia 19 de junho e disse que outras informações deveriam ser obtidas diretamente com o MS.

Entretanto, procurados pela reportagem, o Ministério não respondeu a nenhuma pergunta. A pasta foi questionada sobre o porquê do atraso, se outras regiões do país estavam sofrendo falta do medicamento e qual o número de doses de abatacepte enviados mensalmente ao Estado. Até o fechamento da reportagem, não houve manifestação do MS.

Produção: Ásafe Bueno

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias