Notícias



Mais tempo

Após instabilidade nos sites, MEC prorroga prazos do ProUni e do Fies

Vários problemas foram relatados por candidatos que tentaram usar os sites dos programas

14/08/2019 - 20h55min


GZH
GZH

O Ministério da Educação (MEC) vai dar mais prazos para estudantes e instituições no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O tempo a mais será dado por conta da instabilidade nos portais entre 5 e 7 de agosto, duas datas — uma de cada serviço — serão prorrogadas. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Estudantes não matriculados nas instituições de educação superior terão até 19 de agosto para concorrer a uma das bolsas remanescentes do ProUni, pelo site do programa. O prazo anterior era até a próxima sexta-feira (16). Para os matriculados, a data final continua a ser 30 de setembro.

No caso do Fies, o prazo que venceria de 5 a 9 de agosto passou para esta sexta-feira (16). Trata-se do período em que as Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das IES têm para validar as informações prestadas por estudantes pré-selecionados na lista de espera do Fies. O processo é feito pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Leia também
Estudantes começam cursos de inglês de graça em iniciativa de casal de Alvorada
Como a convivência entre diferentes gerações auxilia alunos de cursinho popular da Capital
Porto Alegre não terá mais Ensino Médio e Técnicos na rede municipal

Investigação da Polícia Federal

Aberto até 23 de agosto, o prazo para pré-seleção dos alunos na lista de espera por financiamento estudantil conta com diversas convocações ao longo do tempo. Os estudantes afetados foram chamados em 4 de agosto. Eles tiveram até o dia 10 para complementar a inscrição.

— O MEC decidiu prorrogar os prazos do ProUni e do Fies para não prejudicar a prestação do serviço à população — explicou o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel. Na semana passada, o MEC acionou a Polícia Federal para investigar indícios de sabotagem aos portais.

O Sistema Presença, utilizado para pagamento do benefício do Bolsa Família, também passou por instabilidade. A pasta, no entanto, não identificou a necessidade de prorrogar o prazo. A data limite para envio das informações continua a ser 23 de agosto.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias