Notícias



Porto Alegre

CEU da Restinga será inaugurado nesta segunda-feira

Depois de quase 10 anos em obras, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) abre as portas. Projeto foi rebatizado pelo governo Bolsonaro como Estação Cidadania

12/08/2019 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Espaço terá quadra de esportes coberta, pistas de skate e caminhadas, sala de informática, biblioteca e um cineteatro

Mesmo que as condições meteorológicas não ajudem, a certeza é de que o dia terá CEU aberto na Restinga, zona sul da Capital, hoje. Não se trata deste céu que está sobre nossas cabeças, mas, sim, do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro. Depois de quase dez anos em obras — o pontapé inicial foi em 2010 —, o local será finalmente aberto à comunidade na tarde desta segunda-feira, a partir das 15h. 

Leia mais
Previsão de entrega dos CEUs da Tinga e da Lomba é para 2019
Obra do CEU da Lomba deve recomeçar em um mês
Como estão os terminais de transporte público em bairros de Porto Alegre

Criado e financiado por verbas do governo federal, o espaço foi recentemente rebatizado pelo presidente Jair Bolsonaro. Agora, os CEUs serão conhecidos como Estação Cidadania. Aliás, Canoas, na Região Metropolitana, também inaugurou um destes espaços no mês passado. Na zona sul da Capital, a estação fica nas proximidades da Estrada do Barro Vermelho, na região conhecida como Restinga Velha. 

O espaço, com quadra de esportes coberta, pistas de skate e caminhadas, sala de informática, biblioteca e um cineteatro, será gerido pela prefeitura e por um comitê de lideranças comunitárias. Um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) também ocupará parte do local. 

Cineteatro

Além de oficinas para prática de esportes, aulas e pequenos cursos, uma das atrações mais esperadas é o uso do cineteatro. O espaço, com capacidade para mais de 60 pessoas, pode ser usado tanto para reprodução de imagens por meio de um projetor quanto para apresentações artísticas. Com sistema de som e ar-condicionado, o espaço é o mais badalado da nova Estação Cidadania. 

Nos próximos dias, a prefeitura e o comitê gestor devem apresentar a programação de uso do local. Na cerimônia de hoje, brincadeiras e oficinas estarão sendo realizadas com os moradores. O local deve funcionar de segunda a sexta, das 8h30min às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h. O investimento para construção do espaço foi de cerca R$ 2,02 milhão, oriundos de convênio com o Ministério da Cultura.

Guardião do terreno orgulha-se da obra

André Ávila / Agencia RBS
Seu Ventura acompanhou os trabalhos de perto durante a última década

Um dos principais responsáveis pela continuidade das obras e preservação do espaço é o líder comunitário José Ventura, 63 anos. Criador de um projeto focado no ensino de atletismo para crianças, ele usava como pista a área onde a Estação Cidadania da Restinga foi construída. Hoje, as crianças correm no campo próximo ao Centro de Comunidade da Restinga (Cecores), mas Ventura seguiu como guardião do espaço na última década. 

Como é comum nas obras públicas, o canteiro ficou abandonado por um período. O mesmo aconteceu com o CEU da Lomba do Pinheiro, que segue abandonado até hoje. Na Restinga, entretanto, a presença de Ventura evitou que o local tivesse o mesmo destino do espaço da Zona Leste. 

Lá, como o Diário Gaúcho mostrou em fevereiro, tudo aquilo que era possível de ser furtado já foi levado: vidraças, vasos sanitários, portas, fiações e tubos metálicos por onde passava a rede elétrica. Até algumas pedras das calçadas do lugar foram carregadas. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), a ordem para o reinício das obras na Lomba do Pinheiro deve ser assinada nos próximos dias.

Durante o período em que se dedicou a ser um fiscal comunitário da obra, Ventura já sofreu dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Ele brinca é que pela preocupação com a obra ficasse pronta logo. Até quinta-feira, estava no hospital em razão do segundo AVC. Porém, na sexta, já de alta, recebeu a reportagem do DG na Restinga para mostrar o espaço, que ainda recebia os últimos ajustes. Recém formado no curso superior de Gestão Desportiva e de Lazer, Ventura orgulha-se da estação que será inaugurada na Restinga hoje:

— Foram dez anos da minha vida aqui dentro. Quando começou, achavam que eu era louco em insistir para as obras seguirem. Parecia que nunca ia ficar pronto, mas está aí.

Confira uma galeria de fotos do novo espaço público da Restinga

Leia outras notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias