Notícias



Educação

Eduardo Leite pede agilidade para pagamento de professores contratados que estão há meses sem receber

Governador afirmou, em entrevista ao Timeline, que os profissionais receberão seus pagamentos com correções

28/08/2019 - 15h47min

Atualizada em: 28/08/2019 - 15h59min


 O governador Eduardo Leite pediu celeridade à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e à Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) para identificar e garantir a remuneração de professores contratados que estão sem remuneração. Em entrevista nesta quarta-feira (28) ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, Leite reconheceu o problema e afirmou que todos os vencimentos atrasados serão pagos, com a devida correção de valores. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

O assunto foi revelado em reportagem publicada nesta quarta-feira (28) pelo Diário Gaúcho, que mostrou que parte dos 1.521 contratos firmados neste ano ainda não teve seus salários quitados. Alguns professores trabalham desde março sem receber salários. 

— Determinei à Seduc e à Seplag que possam identificar esses casos todos e dar celeridade para garantir a remuneração adequada a essas pessoas que estão contratadas justamente para suprir a falta de professor. Serão todos remunerados pelo período que trabalharam, com a devida correção. Estou demandando a secretaria que agilize esse processo para garantir a justa remuneração para quem está trabalhando — reforçou. 

O governador afirmou que a demora no pagamento se deve a problemas funcionais das secretarias envolvidas:

— É uma série de fatores de burocracia administrativa, eventualmente exames que não foram feitos. 

Leia também
Professores contratados pelo Estado trabalham há meses sem receber
Escola estadual de Viamão está há três meses sem professor
Falta de professor de matemática prejudica cerca de 500 alunos em escola da Capital

A Seduc não informa o número exato de professores contratados este ano que estão com os vencimentos atrasados. Ressalta, porém, que junto com a Seplag "empenha-se para garantir que cerca de 90% dos 1.521 contratos temporários de professores, realizados em 2019, já estivessem inseridos na folha de pagamento do mês de setembro". O órgão afirma ainda que "os valores serão corrigidos e devidamente quitados no próximo mês, de forma retroativa, a todos os servidores com contrato temporário".


MAIS SOBRE

Últimas Notícias