Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: recolher ou não o lixo dos outros?

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

29/08/2019 - 11h38min


Fernando Gomes / Agencia RBS

Acontece quase todo dia. A gente caminha na rua e vê lixo jogado no chão. Dá raiva dividir o planeta com pessoinhas tão porcas, né? Não sei você, mas eu prefiro catar o lixo dos outros a deixar ali. É uma vergonha a menos no mundo. Que a minha boa educação compense a falta de noção de alguém. Especialmente na beira da praia, o rastro de lixo dos outros me incomoda muito. E lá vou eu catar. "Por que tu vai juntar isso?", me perguntam. E por que não?

Não estou sozinha. Se você tem conta no Instagram, dá uma espiada em @peterpicksuptrash (Peter pega lixo). Na rede social onde tudo é lindo e maravilhoso, esse homem fez um perfil só com fotos do lixo dos outros que ele recolhe das ruas. Um texto explica seu objetivo: "vou demonstrar como é fácil pegar o lixo, em vez de passar caminhando por ele. Você também pode fazer isso. Talvez a gente salve o mundo." Eu queria abraçar o Peter, sabe. Que ser humano que deu certo!

Leia mais colunas da Maga

Seguidores

É um perfil recente, e tomara que ele rapidamente consiga milhões de seguidores pra inspirar geral. Falem mal das redes sociais, mas ainda não inventaram jeito mais rápido de propagar uma boa ideia. Queremos exemplos do bem pra seguir. Na única entrevista dele que encontrei, Peter conta que há dois anos faz isso. Virou um hábito. Quando saía pra almoçar, ele sempre passava por lixos jogados no chão, e via várias pessoas passarem reto também. Até que um dia decidiu começar a juntar.

Cada foto de lixo que Peter posta tem uma legenda que joga na cara da gente a facilidade que é fazer o mesmo. Ele até diz o tempo gasto na ação ("levou 15 segundos do meu dia"). Minha preferida é a legenda da foto com várias tampas de garrafa: "alguém decidiu que seria mais fácil jogar no arbusto 32 tampas de garrafas plásticas, em vez de colocar no lixo a poucos metros de distância. Eu decidi que seria muito mais fácil fazer o certo." É como ele fala em outro post: "você é a pessoa que faz a diferença." 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias