Notícias



Seu Problema é Nosso

Porto Alegre: jovem com paralisia cerebral não recebe fraldas geriátricas de posto de saúde

Há mais de dois meses, Silvia Regina Meira não consegue retirar o benefício para a filha na Unidade de Saúde Moab Caldas

01/08/2019 - 10h00min


LeitorDG / Arquivo Pessoal
Jovem tem paralisia cerebral e usa material fornecidos pela rede municipal de saúde

Além de ter que lidar com todas as dificuldades e limitações que a filha Evelyn Meira Vieira, 27 anos, sofre em função de uma paralisia cerebral severa, a dona de casa Silvia Regina Meira, 57 anos, enfrenta também o atraso no fornecimento de fraldas geriátricas pela rede pública de saúde, em Porto Alegre. Desde 23 de maio, dia em que Silvia foi buscar a remessa prevista para o mês na Unidade de Saúde Moab Caldas, que fica no local conhecido como Postão da Cruzeiro, ela não consegue as 150 unidades da filha. 

Leia mais
Idoso de Porto Alegre está há mais de 970 dias à espera de consulta
Buraco na calçada atrapalha entrada de garagem no bairro Navegantes, em Porto Alegre
Pedagoga faz vaquinha para construção de biblioteca comunitária no Princesa Isabel

— De tempos em tempos, esse problema volta. Liguei para o posto nos meses de junho e julho e ainda não havia previsão. Quando isso acontece, procuro o Diário Gaúcho para contar. Parece que, só assim, volta ao normal — explica Silvia. 

Moradora do bairro Santa Tereza, Silvia conta que o problema não atinge só a ela: 

— Tenho conhecidos que também foram ao posto e não conseguiram, assim como eu. Eu ainda tinha uma reserva de fraldas, mas, agora, conto com a ajuda da família para comprar as fraldas e doações. 

Piora 

Em outras reportagens publicadas no Diário Gaúcho, Evelyn ainda se levantava. Contudo, de acordo com Silvia, houve piora na condição do quadril devido a tumores na região e, agora, a fi lha não sai mais da cama. 

— Ela nunca caminhou. Apenas audição e visão foram preservadas — explica Silvia sobre a condição da filha. 

A dona de casa, que dedica tempo integral aos cuidados de Evelyn, pode contar somente com a renda advinda do auxílio-doença da jovem, que é de um salário mínimo (R$ 998) e com contribuições do pai da jovem. 

Segundo ela, quando o benefício foi garantido na Justiça, o fornecimento era de 240 fraldas geriátricas por mês. Mas, com o passar dos anos, este número foi reduzido, afetando o orçamento da família. Hoje, Silvia pode retirar 150 unidades a cada mês. 

— É uma luta diária obter o direito da minha filha — afirma a dona de casa. 

Normalização do estoque neste mês 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que “está ocorrendo falta de alguns tamanhos de fraldas geriátricas”. Isso decorre da impossibilidade de se fazer novas compras, uma vez que o pregão eletrônico não teve empresas interessadas. Diante do quadro, a SMS “está preparando, para agosto, uma compra emergencial de R$ 600 mil”. O objetivo é normalizar os estoques e, com isso, o fornecimento para a população”. A SMS explica que, anteriormente, as fraldas eram fornecidas pela Secretaria Estadual de Saúde. Porém, “a responsabilidade de compras foi repassada ao município neste ano”. 

Sobre previsão de normalização, a SMS informou que o processo para aquisição está em andamento nas próximas semanas e, ao longo do mês de agosto, as compras devem ser normalizadas, assim como a distribuição nas unidades de saúde. 

Para doar fraldas

/// Entre em contato pelo telefone (51) 3232-7797, com Silvia. 

Produção: Caroline Tidra



MAIS SOBRE

Últimas Notícias