Notícias



Dia do Gaúcho

20 de Setembro: como será o atendimento em bancos, supermercados, comércio e outros serviços no feriado

Bancos estarão fechados e Trensurb terá tabela horária diferenciada; veja outras mudanças

17/09/2019 - 18h33min


GZH
GZH

 

André Ávila / Agencia RBS
Feriado de 20 de Setembro irá alterar horários dos serviços na Capital

O feriado de 20 de setembro, conhecido como Dia do Gaúcho, causará alterações nos horários de funcionamento de alguns serviços nesta sexta-feira (20). Os supermercados abrirão normalmente. Já a Trensurb e os ônibus irão operar com tabela de domingos e feriados.

Os bancos, as agências dos Correios, da CEEE, da FGTAS/Sine e os pontos do TudoFácil estarão fechados, assim como as unidades de saúde. Porém, os pronto-atendimentos — Cruzeiro do Sul, Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e de Saúde Mental — e a Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte Moacyr Scliar funcionarão 24 horas. Além disso, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e as emergências obstétrica e pediátrica do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas também permanecerão abertos 24 horas para atender a população.  

Veja o que abre e o que fecha em Porto Alegre

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas nesta sexta-feira (20). As contas que vencem nesta data podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Os clientes podem usar os canais alternativos como internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos.

Comércio

As lojas da Capital poderão abrir normalmente com funcionários, mediante posse da Certidão de Abertura para Domingos e Feriados, expedida pelo Sindilojas Porto Alegre juntamente com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec). Lojas que não possuírem o documento poderão operar, porém sem funcionários. O horário para o comércio de rua permanece normal.  

Correios

Os Correios informam que não haverá expediente nas agências do Rio Grande do Sul na sexta-feira (20), em razão do feriado da Revolução Farroupilha. Já a Central de Atendimento aos Clientes dos Correios (CAC) funciona normalmente neste dia, das 8h às 20h. Para obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações neste dia, os clientes devem acessar o site da empresa.

Limpeza urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h.

Luz

As agências e postos de atendimento da CEEE estarão fechadas na sexta-feira. Os clientes podem solicitar atendimento pela Agência Virtual, pelo teleatendimento 0800-721-2333 ou, em caso de falta de luz, por torpedo (enviando a palavra LUZ e o número da UC para 27307). Urgências e emergências funcionam em regime de plantão.

Supermercados

De acordo com o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS), os supermercados da Capital devem abrir normalmente durante o feriado.

Saúde

Os pronto-atendimentos e hospitais do município — Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) — permanecerão abertos 24 horas. As unidades de saúde e farmácias distritais estarão fechadas, retomando normalmente o atendimento na segunda-feira (23) a partir das 7h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

Pronto-atendimentos 24 horas:

  • PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº)
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, Esquina com avenida Assis Brasil)

Hospitais:

  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bom Fim)
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas — emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661)

Tudo Fácil e agências FGTAS/Sine

As unidades do TudoFácil, a sede administrativa da FGTAS, a Casa do Artesão de Porto Alegre e o Vida Centro Humanístico estarão fechados na sexta-feira.

Ônibus

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os ônibus vão circular com tabela de feriado nesta sexta-feira.

Trensurb

A Trensurb informa que a operação dos trens seguirá a tabela horária de domingos e feriados, com intervalos que variam entre 15 e 20 minutos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias