Notícias



Saúde

Ação do Samu na Redenção orienta como atender paciente com parada cardiorrespiratória

Atividade coordenada por técnicos do serviço marca o Dia Nacional da Reanimação 

01/09/2019 - 15h24min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Jeniffer Gularte / Agência RBS
Dinorá, do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, ensina a reanimação cardiopulmonar imediata

Os primeiros minutos de atendimento a um paciente com parada cardiorrespiratória são determinantes para salvar sua vida. Orientar e ajudar o público a entender como agir até o socorro chegar foi o objetivo de uma capacitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que ocorreu neste domingo, no Parque Farroupilha (Redenção). A ação foi motivada pelo Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar.

Técnicos do Samu orientaram a população a primeiro identificar se o paciente está mesmo em parada cardiorrespiratória – quando a pessoa para de respirar e não responde aos chamados. Em seguida, como agir nestes casos, que é ligar para o 192, deitá-lo no chão ou em uma superfície rígida e iniciar a reanimação.

A parada cardiorrespiratória é um agravo quase sempre repentino e imprevisível e registra em média três ocorrências diárias no Samu Porto Alegre. Por isso a importância de que mais pessoas aprendam a executar reanimação cardiopulmonar imediata. 

Segundo a enfermeira do Samu Maria Karolina Feijó, um dos erros mais comuns é a pessoa não reconhecer o que está acontecendo com o paciente:

– Por isso é tão fundamental este treinamento, os primeiros minutos de atendimento são os mais importantes – explica. 

Jeniffer Gularte / Agência RBS
Enfermeira Maria Karolina orienta duas crianças

Treinamento

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Dinorá Cenci, explica que a chamada por parada cardiorrespiratória é uma das mais graves atendidas pelas equipes:

– A única forma de não entrar em pânico em em uma situação dessas é saber o que fazer. Quem não treina, esquece – afirma.

Dinorá explica também que a compressão no tórax deve ser contínua, até o socorro chegar para que o oxigênio continue chegando ao cérebro e ao músculo cardíaco. A meta do Samu de Porto Alegre é estar no local de atendimento em menos de 15 minutos para estes casos. 

– Todas essas orientações são fundamentais até o Samu chegar – finaliza.

Importante para qualquer pessoa

As irmãs Bruna, 22 anos, e Paloma Vicente da Silva, 26 anos, de Alvorada, foram as primeiras a receber as orientações. Ambas estavam interessadas em saber como agir nessa situação para atuarem em seus trabalhos. Bruna é massoterapeuta e Paloma segurança em casa noturna. 

– É algo que pode salvar vidas. Também penso que, conhecendo as técnicas, posso usar com algum paciente meu e até familiares. Se acontecer, vou saber o que por onde começar – afirma Bruna.

As irmãs já sabiam do evento e foram ao parque especialmente para receber as dicas:

– É importante ter esse preparo para estar atento numa situação dessas. Em alguns casos, o socorro pode demorar e alguém precisa saber como agir – considera Paloma. 

Jeniffer Gularte / Agência RBS
Jorge se interessou pelas orientações

O aposentado e voluntário Jorge Kellermann, 60 anos, estava passando pelo parque e também ficou interessado na oficina:

– É importante saber o que fazer numa hora dessas, como usar as mãos para a massagem cardíaca – disse. 


O passo a passo até o Samu chegar

  1. Verifique se a pessoa não respira e não responde
  2. Chame ajuda e ligue para o Samu pelo número 192. 
  3. Inicie as massagens cardíacas imediatamente: coloque as mãos entrelaçadas sobre o tórax, na altura dos mamilos. Comprima de 100 a 120 vezes por minuto, aprofundando de 5 a 6 centímetros, fazendo com que o sangue circule. 
  4. Se tiver um desfibrilador automático externo disponível, instale imediatamente e siga as orientações do equipamento. 
  5. Caso não tenha o desfibrilador, continue comprimindo até o Samu chegar. Como o movimento é cansativo, reveze com outras pessoas a cada dois minutos.
  6. Se a vítima se movimentar, o que é pouco provável, interrompa as compressões imediatamente.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias