Notícias



Lá em Casa

Cris Silva: "Repare no detalhe"

Colunista escreve sobre maternidade e família todas as sextas-feiras

13/09/2019 - 11h41min


Foto: Arte DG
Cris no DG

Estamos em setembro, mês em que, além de celebrar a cultura gaúcha, chamamos a atenção para vários temas relacionados à saúde. 

São tantas cores para conscientizar cada luta que fica difícil lembrar, mas eu relembro:
– O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio.
– O Setembro Verde incentiva a doação de órgãos.
– O Setembro Vermelho chama a atenção para as doenças cardiovasculares.
– O Setembro Azul, a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.
– E o Setembro Dourado busca a conscientização sobre o câncer infantojuvenil.

Leia outras colunas de Cris Silva

Talvez muitos de vocês não saibam, mas, além de jornalista e do meu trabalho aqui no Grupo RBS, eu levo no coração o Instituto do Câncer Infantil (ICI). São quase 10 anos de voluntariado e, por isso, tive a honra de receber o convite para ser embaixadora do ICI, que atende milhares de crianças e jovens aqui no Estado. Por esse envolvimento com a causa, sei o quanto é importante esse alerta que faz o Setembro Dourado. 

Reprodução / ICI
Material de alerta distribuído pelo Instituto do Câncer Infantil

Na correria do dia a dia, muitas vezes a gente não consegue reparar nos nossos filhos. E, sim, enxergar um detalhe pode fazer muita diferença. Essa campanha mostra que é preciso ficar alerta para os pequenos sinais e sintomas sugestivos do câncer infantojuvenil.

Infelizmente, o câncer é a primeira causa de morte por doença entre jovens de um a 19 anos no Brasil, e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), até o fim de 2019, 13 mil pacientes serão diagnosticados com câncer infantojuvenil no país. Aqui no Estado, serão de 500 a 600 novos casos. Por isso, um diagnóstico cedo pode fazer toda a diferença. 

Diagnóstico precoce

De acordo com o doutor André Brunetto, coordenador médico das Pesquisas Científicas do ICI, apesar de ser uma notícia difícil, os casos de cura aumentam significativamente quando a criança recebe o diagnóstico precoce. 

– Às vezes, os sintomas aparecem aos poucos, e a persistência deles deve trazer alerta aos pais – conta ele.

Então, em setembro e em todos os meses do ano, sempre #reparenodetalhe.

Juntos pela vida 

Antonio Valiente / Agencia RBS
Pedalada contra o câncer

O Instituto do Câncer Infantil e o Projeto Camaleão, duas instituições que apoiam pacientes na luta contra o câncer, uniram forças para trazer um dia de entretenimento consciente para toda a família. Na programação, estão previstos jogos, brincadeiras, atrações, distribuição de erva para chimarrão e muita diversão e alegria. 

Leva a tua bike porque, às 15h, tem a largada do II Pedal pela Vida. O evento é neste domingo (15), das 14h às 18h, no Espelho D’Água do Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre.

Pérolas da criançada

Denise estava se maquiando, passando a base no rosto, quando a filha, Agatha, seis anos, chega e dispara: 

– Mãe, você está passando a pele?!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias